Projeto europeu RE-BREATH chega ao fim

No centro do projeto está um sistema de travagem inovador desenvolvido pela Brembo N.V., com discos em ferro fundido de baixo desgaste e pastilhas de travão compatíveis.
Check-up Media Brembo Re.Breathe

Três anos após o seu início, o projeto RE-BREATH – Redução das Emissões de Desgaste dos Travões no Setor dos Transportes, uma iniciativa financiada pelo Programa LIFE da Comissão Europeia, que envolveu parceiros de excelência a nível europeu para melhorar o conhecimento das emissões de micropartículas não exaustas geradas pelos sistemas de travagem no sistema de transporte público local (LPT), está a chegar à sua conclusão.

Avaliar o seu impacto na qualidade de vida das pessoas e no ambiente e, finalmente, conceber e desenvolver um sistema de travagem de autocarros inovador e mais ecológico e intervir com obras de mitigação verde.

Através da colaboração entre investigação, empresas e instituições públicas, o RE-BREATH demonstrou que a inovação dirigida nos sistemas de travagem pode dar um contributo concreta para tornar o transporte público mais sustentável.

Testes em estrada realizados ao longo de 16 meses nas cidades de Bérgamo e Bratislava, identificado pela Agência Europeia do Ambiente como um dos centros urbanos com maiores concentrações de PM10, apresentou resultados que confirmam os objetivos iniciais do projeto.

No centro do projeto está um sistema de travagem inovador desenvolvido pela Brembo N.V., com discos de travão fabricados em ferro fundido especial de baixo desgaste e pastilhas de travão especialmente concebidas para trabalhar em sinergia com os novos discos.

Check-up Media Re.Breathe
Resultados positivos

O disco de travão vem da experiência da Brembo em transporte privado em conformidade com a nova norma Euro 7. A pastilha de travão, com lançamento previsto para o final de 2025, por outro lado, foi desenvolvida especialmente para veículos pesados e é 100% isenta de cobre.

O novo sistema de travagem atingiu o objetivo de manter uma elevada eficiência de travagem, reduzindo, significativamente, as emissões de partículas em comparação com os sistemas convencionais.

Os resultados do projeto RE-BREATH apontam um aumento significativo da vida útil dos discos de travão durante a demonstração em estrada em comparação com os dados históricos: +50% em comparação com os sistemas OE (Equipamento de Origem) e +100% em comparação com os sistemas AM (Pós-venda).

Depois, redução das emissões de PM10: -10% na comparação do sistema OE (Equipamento de Origem) com a solução RE-BREATH, utilizando o fator de emissão do ensaio de bancada e a metodologia da AEA (Agência Europeia do Ambiente) para a estimativa das emissões.

Mais: redução da concentração de PM10 entre 40% e 70% nas paragens de autocarro equipadas com barreiras verdes, confirmando a eficácia das intervenções de mitigação ambiental.

Check-up Media Brembo
Mobilidade de baixo impacto

Os dados do projeto foram partilhados com a Task Force 5 (Grupo PMP, UNECE) para auxiliar no desenvolvimento de futuros padrões de emissão. Os testes revelaram o seu potencial de escalabilidade em contextos semelhantes e de elevada procura. Os resultados abriram caminho para uma adoção mais ampla de componentes sustentáveis nas frotas.

Graças à colaboração com a Arriva Itália e a Arriva Eslováquia, o sistema já está a ser replicado na frota de veículos comerciais ligeiros em Itália (Bérgamo e Roma) e na Eslovénia, antecipando a norma Euro 7, que entrará em vigor em 2026.

O projeto contou ainda com o contributo ativo da Câmara Municipal de Bérgamo, responsável pela intervenções de comunicação e mitigação verde de nível local, e do Conselho Nacional de Investigação – com o Instituto de Poluição Atmosférica (CNR-IIA) e o Instituto de Estudo de Materiais Nanoestruturados (CNR-ISMN) – responsável pela medição da qualidade do ar e poluentes emitidos pelos travões dos veículos nas paragens de autocarro, bem como pelo desenvolvimento do modelo de dispersão de poluentes.

Olhando para o futuro, os parceiros do projeto acreditam, firmemente, que a colaboração contínua entre empresas, investigação, instituições públicas e comunidades locais é essencial para promover mais soluções de mobilidade de baixo impacto.

O modelo replicável desenvolvido pelo RE-BREATH é, agora, uma prática recomendada concreta para a construção de cidades mais verdes, habitáveis e resilientes, onde a mobilidade urbana vá ao encontro das necessidades dos cidadãos e do ambiente.

Mais sobre a Brembo aqui.

artigos relacionados

Últimas

Em estrada

Atualidade