A Nissan deu início à produção do novo Qashqai com tecnologia e-POWER na fábrica de Sunderland, no Reino Unido. Segundo a marca, a nova geração deste sistema de propulsão elétrica traz “melhorias significativas na eficiência, nas emissões e na experiência de condução, mantendo-se como uma alternativa prática à eletrificação total”.
O e-POWER utiliza um motor a gasolina apenas para gerar eletricidade, sendo a tração assegurada, exclusivamente, por um motor elétrico. “Com esta configuração, o Qashqai oferece uma condução suave e silenciosa, com resposta imediata e aceleração linear”, explica a Nissan, em comunicado.
“A atualização agora introduzida melhora o consumo para 4,5 l/100 km, com autonomia potencial de 1.200 km (WLTP), colocando-o entre os mais eficientes do segmento C-Crossover. As emissões de CO₂ também foram reduzidas, passando de 116 g/km para 102 g/km”, adianta a mesma fonte.
Último trimestre de 2025
Outras evoluções incluem a redução do ruído no habitáculo, em até 5,6 dB, aproximando a experiência a um veículo elétrico, e um ganho de 11 kW em modo “Sport”, com mais dinâmica em acelerações. O novo Qashqai estará disponível em Portugal a partir do último trimestre de 2025. As especificações e preços para o mercado nacional serão divulgados na altura do lançamento.

O arranque desta nova fase coincide com um número simbólico para a unidade de produção britânica: desde 2006, foram já produzidas 4,5 milhões de unidades do Qashqai em Sunderland. Em 19 anos, tal equivale a um carro a cada dois minutos e meio.
Plano EV36Zero
“O orgulho da nossa equipa é evidente desde o primeiro Qashqai”, afirma Adam Pennick, vice-presidente de produção da Nissan no Reino Unido. “A combinação de experiência e conhecimento técnico permite-nos produzir este novo modelo com toda a qualidade exigida”, reforça.
A fábrica de Sunderland está, também, a preparar-se para novos projetos ligados à mobilidade elétrica. O plano EV36Zero, que inclui a produção de veículos elétricos, energia renovável e fabrico de baterias, terá como primeiro modelo o novo LEAF. Em 2026, seguir-se-á uma versão elétrica do Juke.
Mais sobre a Nissan aqui.