Produção de baterias em estado sólido é a nova aposta da Nissan

Nissan revela protótipo das instalações da unidade de produção de baterias em estado sólido. Lançamento no mercado está previsto para meados de 2028.

A Nissan acaba de revelar o seu protótipo de unidade de produção de baterias em estado sólido, produto que a empresa quer lançar no mercado em 2028. Esta instalação protótipo, localizada no Centro de Investigação Nissan em Kanagawa, no Japão, tem como objetivo acelerar ainda mais o desenvolvimento deste tipo de baterias.

Integrado no seu programa “Ambition 2030”, a Nissan tem como objetivo lançar um veículo elétrico com baterias 100% sólidas, desenvolvidas internamente, nos próximos seis anos. Para isso, vai instalar uma linha piloto de produção em série dos primeiros protótipos da bateria na sua Fábrica de Yokohama, no ano fiscal de 2024, cujos materiais, design e processos de produção, vão, agora, ser estudados nesta unidade de I&D.

A Nissan acredita que as baterias em estado sólido podem reduzir os custos para 75 dólares por kWh no ano fiscal de 2028 e para 65 dólares por kWh a partir daí, colocando os automóveis elétricos ao mesmo nível de custo do que os movidos a gasolina.

Segundo o previsto, esta tecnologia mudará o paradigma e acelerará a popularidade dos veículos de propulsão elétrica. Têm uma densidade energética de, aproximadamente, o dobro das baterias convencionais de iões de lítio, um tempo de carregamento muito mais curto, devido ao desempenho superior dos processos de carga/descarga e menor custo, graças à oportunidade de usar materiais menos dispendiosos.

Com estes benefícios, a Nissan espera utilizar baterias em estado sólido numa vasta gama de segmentos de automóveis, incluindo camiões e modelos pickup, tornando os seus automóveis elétricos ainda mais competitivos.

“A Nissan tem sido líder em tecnologia de eletrificação através de uma vasta gama de atividades de I&D, desde a pesquisa ao nível molecular de materiais para baterias, até ao desenvolvimento de automóveis seguros e de elevado desempenho. As nossas iniciativas incluem ainda a contribuição para o desenvolvimento da sociedade, utilizando automóveis como baterias de armazenamento”, diz Kunio Nakaguro, vice-presidente executivo de I&D da Nissan.

E acrescenta: “Todo o conhecimento adquirido com a nossa experiência permitiu-nos acumular importantes tecnologias elementares, que vão, agora, apoiar o desenvolvimento de baterias em estado sólido. Daqui para a frente, as nossas divisões de I&D e fabrico continuarão a trabalhar em conjunto para utilizar esta instalação de produção de protótipos e acelerar a aplicação prática de baterias em estado sólido”.

Mais sobre a Nissan aqui.

liquimoly_300x150_mMewaMF Pinto Import. export peças, S.A.são jose PneusSKFAser aftermarket AutomotiveDaycoSWAG_300x150BlueprintQF-LDA RacingChampion LubricantsWRX Wolf

artigos relacionados

Últimas