O primeiro eAxle da BluE Nexus alcançou excelente desempenho dinâmico, com o efeito de downsizing a ajudar os veículos a aumentar a sua autonomia elétrica. A BluE estabeleceu-se em abril de 2019 para desenvolver e comercializar sistemas elétricos e módulos de condução.
Combinando os pontos fortes de AISIN, DENSO e Toyota no domínio da eletrificação, a BluE visa desenvolver e democratizar ainda mais os veículos elétricos e ajudar a criar uma sociedade neutra de carbono, dando resposta às necessidades dos clientes em todo o mundo.
O eAxle consiste num módulo de condução elétrica que integra um motor, um inversor e um transaxle. BluE, AISIN e DENSO desenvolveram, em conjunto, três novos modelos: uma especificação de 150 kW (frente) para veículos de tração dianteira e especificações de 80 kW (frente e traseira) para veículos de tração integral.
“Este produto alcançou excelente desempenho dinâmico e elevado binário, aumentando a densidade de saída. Otimizando a refrigeração no interior do eAxle através de simulações e tecnologias, adaptando a gestão de calor e melhorando a tecnologia de refrigeração de dupla face para camadas do inversor ajudam a aumentar a densidade de saída”, explica a DENSO.
“Além disso, a autonomia elétrica de primeira classe também foi conseguida através do design magnético ideal do motor, tecnologia de união para encurtar as extremidades da bobina, óleo de baixa viscosidade para tecnologias de eixos e redução de perdas, como o novo RC-IGBT”, acrescenta.
Segundo revela, “o eAxle foi, significativamente, reduzido através das nossas tecnologias, incluindo uma estrutura embutida que incorpora um inversor no transaxle, um motor reduzido e uma distância encurtada entre os eixos, adotando um eixo de saída”.
E vai mais longe: “O eAxle, a ser montado na frente do veículo, tem um comprimento longitudinal reduzido. E o que deve ser montado na parte traseira, tem uma altura reduzida, ajudando a expandir o espaço disponível no habitáculo e na bagageira”.
A AISIN desenvolveu e produziu mais de cinco milhões de unidades elétricas desde o lançamento da sua primeira transmissão híbrida, em 2004. Entretanto, a DENSO desenvolveu e produziu mais de 20 milhões de inversores desde o lançamento do primeiro Toyota Prius, em 1997.
Em adição à experiência da AISIN e da DENSO, as três empresas desenvolveram o primeiro eAxle da BluE utilizando o know-how desta última sobre a otimização e a modularização dos componentes, bem como a capacidade da empresa de adaptar-se a uma variedade de veículos.
BluE, AISIN e DENSO continuarão a desenvolver produtos compactos, altamente eficientes e de baixo custo, aproveitando os seus respectivos pontos fortes e know-how. As empresas também contribuirão para a criação de uma sociedade neutra de carbono através da instalação de produtos em veículos elétricos de todas as descrições via BluE.