powered by

Preparem os lenços: eis o último desportivo a gasolina da Jaguar

Jaguar está cada vez mais próxima de se tornar numa marca de luxo moderno totalmente elétrica, após mais de 75 anos a produzir desportivos com motores de combustão interna.

Marca britânica comemora o fim da sua linha de veículos desportivos com motor de combustão interna em 2024, graças a uma edição limitada e exclusiva do F-Type inspirada em dois E-Type icónicos dos anos 60.

Apenas 150 exemplares serão produzidos do F-Type ZP Edition, os últimos veículos desportivos equipados com motor de combustão interna concebidos pela Jaguar.

Estes F-Type V8 com motor Supercharged a gasolina de 575 cv incorporam detalhes interiores e exteriores cuidadosamente selecionados pelos especialistas em personalização da SV Bespoke.

“Enquanto a Jaguar inicia a transformação mais ousada da sua história para se tornar uma marca de luxo moderno totalmente elétrica a partir de 2025, prestamos uma homenagem irrepetível aos desportivos de combustão interna da Jaguar”, afirma Rawdon Glover, managing director da Jaguar.

“O F-Type cativou os condutores de veículos desportivos durante mais de uma década, tal como o E- Type o fez 50 anos antes. A ZP Edition é o expoente máximo da celebração dessa linhagem e junta-se à ilustre lista de edições de coleção inspiradas no legado, nas quais se incluem a Project 7 de 2015 e a Heritage 60 Edition de 2020”, acrescenta.

Check-up Media Jaguar F-Type ZP 2
Check-up Media Jaguar F-Type ZP 3

O F-Type ZP Edition encontra-se disponível em duas combinações de cores que recordam os primeiros E-Type vencedores “Project ZP”, introduzidos pouco depois do lançamento do modelo em 1961: Oulton Blue Gloss com interior em couro de duas cores Mars Red e Ebony, ou Crystal Grey Gloss com interior em couro de duas cores Navy Blue e Ebony.

Em ambos os casos, as portas apresentam circunferências tipo competição pintadas à mão em Porcelain White Gloss e grelha em Porcelain White Gloss. Esta é a primeira vez que um modelo F-Type disponibiliza estas cores exteriores, que correspondem aos dois esquemas de pintura especialmente formulados para sete pares de veículos E-type Project ZP Collection anunciados pela Jaguar Classic no início deste ano.

Os interiores exclusivos, com pregas horizontais nos bancos, os detalhes exteriores em Gloss Black e as pinças de travão em Gloss Black complementam os detalhes exclusivos da marca F-Type ZP Edition nos guarda-lamas, nas jantes em liga leve forjadas de 20” em Gloss Black Diamond Turned, nas proteções das embaladeiras e no tablier. Todos os veículos são fornecidos com uma placa exclusiva SV Bespoke com a inscrição “1 de 150”.

O F-Type, que, em 2013, recebeu o galardão “World Car Design of the Year”, continua a ser a referência e o som do seu sistema escape é tão icónico, que foi preservado nos arquivos de instituições, como a British Library.

O F-Type ZP Edition encontra-se disponível nas versões Coupé e Convertible. Com 575 cv, 700 Nm e sistema de tração integral com tecnologia Intelligent Driveline Dynamics (IDD), proporciona um desempenho excecional em todos os tipos de piso e em todas as condições meteorológicas. Cumpre o arranque dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,7 segundos e a velocidade máxima está limitada eletronicamente aos 300 km/h.

Mais sobre a Jaguar aqui.

Mercedez EQE

artigos relacionados

Últimas

Lubrificantes

Atualidade