A PPG apresentou o Mix’n’Shake, uma “inovadora tecnologia de agitação automática que promete revolucionar o processo de mistura de tintas na repintura automóvel”, avança a empresa, em comunicado. “O sistema, que elimina a necessidade de agitação manual, garante maior consistência na mistura, reduz o desperdício de consumíveis e liberta tempo para tarefas de maior valor nas oficinas”, destaca a PPG.
A estreia mundial do PPG Mix’n’Shake acontece na EQUIP AUTO, em Paris, entre os dias 14 e 18 de outubro, onde a marca também apresenta o ecossistema digital PPG LINQ, finalista dos “EQUIP AUTO Innovation Awards”.
De acordo com a PPG, “o novo sistema permite uma mistura totalmente homogeneizada em menos de 90 segundos, através de um dispositivo de agitação automático e de um copo patenteado que se liga, diretamente, à pistola de pulverização”, explica.
E salienta: “Esta tecnologia elimina o passo repetitivo da agitação manual, um processo que se manteve praticamente inalterado ao longo dos anos”.
O diretor global de marketing da PPG Automotive Refinish, Alban d’Epenoux, explica que “o ecossistema digital PPG LINQ e o sistema de mistura automatizado PPG MoonWalk transformaram a identificação de cores e a mistura de tintas, mas o passo final da agitação continuava manual”. E acrescenta, a propósito: “O PPG Mix’n’Shake resolve isso, assegurando uma mistura precisa e eficiente, sem desperdícios e inconsistências”.

Configurações pré-programadas
O novo sistema apresenta configurações pré-programadas para diferentes aparelhos, tintas e vernizes. “O utilizador apenas precisa de inserir o copo, escolher a definição e deixar o dispositivo tratar do resto. No final, o copo liga-se, diretamente, à pistola, reduzindo o manuseamento e acelerando o fluxo de trabalho”, explica a PPG.
Segundo dados da empresa, “oficinas que realizam seis reparações por dia podem poupar até 16 dias úteis por ano com o PPG Mix’n’Shake, além de uma redução de 10% nos custos com consumíveis, como varetas e copos de mistura”.
Alban d’Epenoux acrescenta que “o sistema não só melhora a precisão e a produtividade, como, também, elimina derrames e salpicos, criando um ambiente de trabalho mais limpo e organizado”.
Estreia na EQUIP AUTO
Compatível com tintas à base água e solventes, o PPG Mix’n’Shake “integra-se totalmente com o ecossistema PPG LINQ, oferecendo uma gestão digital mais eficiente das operações na oficina”, acrescenta a mesma fonte.
A PPG está presente na EQUIP AUTO, no Pavilhão 3, Stand B090, com demonstrações ao vivo e sessões dedicadas às suas soluções digitais. O sistema será comercializado sob a marca SEM Mix’n’Shake, nos EUA, Canadá, Austrália e Nova Zelândia, e como PPG Mix’n’Shake, na Europa, Médio Oriente, África, América Latina e Ásia-Pacífico.
Mais sobre a PPG aqui.