powered by

Ponce Miota rendida aos “encantos” do MoonWalk da Nexa Autocolor

Oficina espanhola conta com um aliado de peso: o sistema de mistura automática de tinta MoonWalk, da Nexa Autocolor, marca registada da PPG Industries, Inc.

O inovador sistema MoonWalk entrou na Ponce Miota há seis meses. Para não mais sair. Com ele, a oficina espanhola agilizou o seu fluxo de trabalho e passou a contar com um novo aliado para o seu laboratório de cor, libertando os profissionais para outras tarefas.

Dois centros de receção de trabalho, em Valência, e um grande centro de reparação de carroçarias na cidade vizinha de Torrent, com 10.000 m2 e equipado com os mais modernos equipamentos, permitem que cerca de 100 veículos por semana regressem ao seu estado original graças aos 36 profissionais – entre eles nove pintores, oito bate-chapas e seis montadores – que compõem a equipa da Ponce Miota.

“Falar da Ponce Miota é falar de uma oficina com grande volume de trabalho, onde a atividade não para. Portanto, quando pensamos em aumentar a agilidade das nossas operações, vimos que o MoonWalk nos permitiria fazê-lo automatizando o processo de mistura de tinta, sem sacrificar a qualidade e a combinação perfeita de cores”, afirma José Ponce, gerente da empresa.

“Após meio ano a utilizar sistema de mistura automática de tinta da Nexa Autocolor, aumentámos, significativamente, a capacidade de nosso laboratório de cores, agilizando os processos de mistura e a rapidez das nossas operações”, acrescenta.

Já Manuel Ginés, chefe do laboratório de cores da Ponce Miota, faz uma avaliação dos efeitos que a automatização do processo de mistura de materiais teve no dia a dia da oficina: “A avaliação não podia ser mais positiva. Com o volume de trabalho que temos na oficina e a procura gerada por um elevado número de pintores, a chegada do MoonWalk é comparável à integração de uma nova pessoa no laboratório. É como se tivesse um assistente a meu lado, de confiança e sem errar”.

Ponce Miota Nexa Autocolor MoonWalk

O ecossistema tecnológico do MoonWalk torna a criação de cores ainda mais fácil. Conectado ao software de gestão de cores PaintManager, com a ajuda do espectrofotómetro RapidMatch, o processo de mistura é fácil e intuitivo.

O MoonWalk da Nexa Autocolor, marca registada da PPG Industries, Inc., permite usufruir de um ambiente de trabalho limpo e organizado. Mais os aspetos mais valorizados pelas oficinas que já experimentaram esta tecnologia dizem respeito à eliminação do material que sobra e a sua gestão como resíduo, permitindo aproveitar ao máximo a pintura e otimizando os custos com material.

https://www.youtube.com/watch?v=IPMyPBr7T-0

“O MoonWalk permite-nos fazer misturas de tinta muito pequenas quando temos apenas de pintar superfícies reduzidas, como um espelho. Tal é possível devido à sua escala de dois dígitos. Além disso, dependendo da cor a fazer, a máquina informa-nos qual o mínimo que pode ser produzido”, revela Manuel Ginés.

Que acrescenta: “Cheguei mesmo a misturar apenas 20 ou 25 gramas de tinta para uma pequena operação, algo que é realmente difícil de replicar manualmente. Por outro lado, graças ao design dos dispensadores e à posição invertida do recipiente, aproveitamos ao máximo cada bocado de tinta”.

E se há coisa que o MoonWalk também permite é o controlo permanente de stock, facilitando o trabalho quer da oficina, quer do distribuidor, sendo tudo mais rápido e tudo digital. Além do mais, permite gerar, automaticamente e de forma personalizada, relatórios e encomendas em PDF.

Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade
Standox_banner_865x175

artigos relacionados

Últimas

Pesados

Repintura