Para muitos condutores de furgões, os retrovisores exteriores laterais são a sua única forma de garantir a visibilidade, dado que o espelho interior não costuma ser muito útil quando o veículo tem uma divisória de carga, na secção posterior, ou quando esta se encontra com carga suficiente para impedir ver o que se passa na traseira.
Atenta a esta situação, a Ford apresenta, agora, o seu retrovisor interior inteligente: Smart Mirror. Ao primeiro olhar, é idêntico a um retrovisor tradicional, mas a verdade é que o novo sistema é composto por um ecrã de elevada definição, capaz de espelhar a visão panorâmica do que é captado na retaguarda do veículo.
O Smart Mirror ajuda, deste modo, os condutores a ver, por exemplo, ciclistas, peões e outros veículos que possam estar atrás do furgão, mesmo nos modelos completamente fechados ou com divisória para o compartimento de carga.
“O retrovisor Full Display Interior Mirror reproduz, em tempo real, a imagem captada pela câmara colocada na traseira do furgão, dispondo de controlo automático da luminosidade para assegurar uma visibilidade perfeita tanto de dia como de noite”, explica a Ford em comunicado oficial.
Sabia que…
o novo retrovisor interior da Ford pode ser vantajoso para os condutores de serviços de entregas nas suas constantes paragens em cidade, ambiente onde a probabilidade de se cruzarem com ciclistas, trotinetes elétricas e peões é bastante maior?
“Este retrovisor permite que os condutores tenham uma melhor perceção do que se passa à volta da viatura, nomeadamente nas aproximações a rotundas, nas mudanças de faixa ou nas mudanças de direção para entrar numa artéria lateral”, acrescenta a marca.
Refira-se que o novo retrovisor da Ford pode ser vantajoso para os condutores de serviços de entregas nas suas constantes paragens em cidade, ambiente onde a probabilidade de se cruzarem com ciclistas, trotinetes elétricas e peões é bastante maior. Outro benefício da nova criação da Ford é a possibilidade de reduzir os custos a associados a reparações decorrentes de potenciais acidentes, minimizando, também, os prémios de seguros.
“A instalação deste sistema pode ainda melhorar o tempo útil das operações. Ou seja, o tempo em que o veículo se encontra, efetivamente, em circulação. Neste mesmo sentido, a Ford deu a conhecer, na semana passada, o FORDLiive, um novo sistema conectado concebido para ajudar a maximizar o tempo útil de atividade de um veículo”, revela ainda a mesma fonte.
O retrovisor já está disponível para os furgões Ford Transit e Transit Custom, com janelas nas portas traseiras. Para mais tarde, fica a integração nas variantes sem janelas nas portas traseiras. Qualquer concessionário Ford poderá encomendar e instalar o sistema, que é compatível com furgões Transit produzidos a partir de 2014 e modelos Transit Custom produzidos depois de 2012.
Mais sobre a Ford aqui.
Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade