powered by

Pneus preparados para pedalar nas cidades ou… em Marte

Smart Tire Company desenvolveu linha de pneus com tecnologia anti-furo da NASA. Uma forma de preparar as bicicletas para circular nas cidades e em Marte.

Pneus competentes para rodar nas cidades e em Marte? Sim. Essa é a premissa do produto desenvolvido pela Smart Tire Company, empresa responsável pela criação do Metl, um inovador pneu sem ar, que recorre a uma tecnologia desenvolvida pela NASA para os veículos construídos para atravessar o terreno marciano ou lunar.

O Metl utiliza uma estrutura de fios interligados numa malha densa feita de nitinol (liga de níquel e titânio), que tem capacidade de memória. Ou seja, regressa ao seu formato original mesmo depois de sofrer uma pressão extrema, adaptando-se, deste modo, a qualquer terreno.

“Elástico como a borracha e forte como titânio”, o Metl será o compromisso perfeito entre durabilidade e conforto, até pelas suas capacidades especiais de absorção de choque. “Os ciclistas vão ficar ansiosos para ter acesso a esses pneus com aparência de era espacial e que não furam”, afirma Earl Cole, CEO da empresa californiana.

O objetivo é disponibilizar os modelos Metl nas cores dourado, prata e azul metálico. Mas, de acordo com o responsável da companhia, fundada em 2020, o visual high-tech não é sequer o elemento mais valorizado do novo produto.

Até porque, ao contrário do que mostram as imagens oficiais, a versão de produção terá uma apresentação muito mais convencional, com toda a estrutura coberta por borracha resistente.

Outro dos atributos do Metl é a possibilidade que oferece de eliminar os incómodos causados por furos. Além disso, a sua resistência prolongada garantirá uma utilização contínua, contribuindo, decisivamente, para redução do desperdício dos materiais utilizados.

Metl wheel

A Smart Tire Company trabalha em parceria com a agência espacial norte-americana e o projeto encontra-se já numa fase muito avançada de desenvolvimento. O Metl já se encontra em testes nas scooters da Spin, empresa de micromobilidade da Ford, e nas bicicletas da marca Felt.

A meta aponta para a comercialização já em 2022, primeiro para veículos de duas rodas, seguindo-se, eventualmente, os automóveis, a médio ou longo prazo. “Estamos a poucos anos de um produto que está pronto para revolucionar toda a indústria automóvel à escala global”, assegura fonte da Smart Tire Company.

Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade
Euromais peças e pneusAcuride_300x150Checkup ClubLaunch by GteamMomo ItalyGteam Goncalteam

artigos relacionados

Últimas

Pesados

Repintura