powered by

Pneus Pirelli com sensores no Audi RS 4 Avant 25 anos

O Track Adrenaline atua como um “engenheiro virtual’ para a gestão dos pneus nos track days. Componentes de borracha contam com sensores conectados por apps.
Check-up Media Pirelli Audi

A Pirelli é parceira exclusiva de pneus da Audi Sport para o RS 4 Avant 25 anos. A edição de aniversário da icónica carrinha desportiva conta com duas opções de pneus: Pirelli P Zero Corsa como equipamento de origem, além de um kit de pista específico composto por pneus Pirelli P Zero Trofeo RS equipados com tecnologia Cyber ​​e combinados com o sistema Track Adrenaline da Pirelli, ambos de medida 275/30R20.

“O P Zero Corsa é um pneu de elevado desempenho adequado para condução desportiva, que se baseia nas tecnologias desenvolvidas pela Pirelli para corridas. Também fornece o equipamento ideal para conduzir o Audi RS 4 Avant 25 anos na estrada, graças aos seus elevados níveis de tração, conforto e segurança também em piso molhado”, adianta o fabricante italiano.

Trajetórias perfeitas

“Estabilidade, resistência ao stress, aderência e consistência na pista são as características do novo P Zero Trofeo RS, o pneu semi-slick legalizado para utilização em estrada e projetado pela Pirelli para alcançar o máximo desempenho.

Os pneus P Zero Trofeo RS personalizados para o Audi RS 4 Avant 25 anos são equipados com sensores Pirelli Cyber ​​que detetam o estado dos pneus e as condições de condução, transmitindo-os ao condutor por intermédio de uma app que pode ser descarregada em qualquer smartphone”, afirma.

Check-up Media Pirelli Audi 2

E continua: “Estes elementos, que, juntamente com um módulo GPS de alta precisão, constituem o sistema Track Adrenaline, funcionando como um ‘engenheiro virtual’ durante as sessões de pista. Com o manómetro digital, os condutores podem selecionar a configuração desejada antes de partir”.

Mais: “Depois, durante a sessão, as informações registadas pelos sensores, bem como a telemetria detetada pela unidade de controlo e os dados do módulo GPS são utilizadas para registar os tempos de volta e a trajetória ideal de corrida. Após a sessão, é possível analisar os dados registados através da app e, assim, otimizar a técnica”, explica.

Novo capítulo

Se acompanhados por um passageiro, os pilotos também podem ativar a função live view, que – tal como o rádio da equipa na Fórmula 1 – emite mensagens imediatas e breves para ajudar o piloto: sugerindo, por exemplo, que aqueça os pneus ou entre os poços.

Estes novos pneus e o kit Track Adrenaline para o Audi RS 4 Avant 25 anos assinalam um “novo capítulo” na colaboração entre a Pirelli e a Audi para a gama RS. Entre os muitos modelos que beneficiaram deste trabalho de desenvolvimento conjunto, está o primeiro Audi RS 4 lançado há 25 anos, que foi originalmente equipado com pneus da família P Zero.

Sem mencionar o RS 4, do qual a Pirelli é fornecedora exclusiva de equipamento de origem, ou os RS Q8 e RS 3, que estabeleceram recordes de Nürburgring em 2019 e 2021, respetivamente. Hoje, a gama da Pirelli para os Audi RS conta com 36 homologações, incluindo pneus de verão, inverno e específicos para pista.

Mais sobre a Pirelli aqui.

artigos relacionados

Últimas

Atualidade

Atualidade

Repintura