A Bridgestone está a celebrar a “Semana Europeia da Mobilidade 2021” com a revelação da forma como o seu negócio está a transformar-se para apoiar a adoção de veículos elétricos (VE) e tornar a mobilidade elétrica mais eficiente e acessível.
Exemplo disso, é o número crescente de pneus de origem concebidos, especificamente, para VE, que representam, hoje, 11% do total do equipamento de origem (OE) da Bridgestone EMIA para automóveis ligeiros de passageiros – aumentando de apenas 4% em 2019. O objetivo é alcançar mais de 20% em 2024.
Já em 2021, 50% dos 10 principais fabricantes a nível global escolheu equipamento Bridgestone para os seus veículos e 50% dos 10 VE mais vendidos na Europa está equipado com pneus Bridgestone feitos à medida como equipamento de origem.
Atualmente, a Bridgestone EMIA consagra mais de 30% dos seus recursos de desenvolvimento de pneus à criação de equipamento de origem para VE. Como parte do seu compromisso de ajudar a moldar um futuro sustentável de mobilidade, a Bridgestone vê a mobilidade elétrica como uma enorme oportunidade para reduzir as emissões de CO2 e tornar a mobilidade mais sustentável do ponto de vista ambiental, particularmente com 20% das vendas de automóveis novos na Europa em 2025, esperando-se que sejam VE.
Tecnologias de pneus para VE
À medida que a mobilidade sofre uma rápida mudança para os VE e menos emissões de carbono, a Bridgestone está a investir para tornar a mobilidade elétrica mais acessível e eficiente para os fabricantes de OE, condutores e frotas, através do pioneirismo de pneus premium e tecnologias de pneus, em colaboração com os principais fabricantes de VE e recém-chegados inovadores.
Em parceria, a Bridgestone está a desenvolver pneus premium que são feitos à medida para os VE e os seus desafios únicos, tais como dar prioridade à baixa resistência ao rolamento para poupar a vida útil da bateria e responder às preocupações relacionadas com a autonomia.
Os acessórios de VE da Bridgestone incorporam as suas tecnologias líderes na indústria e sustentáveis que cumprem estes requisitos específicos, tais como a tecnologia ologic para melhorar a autonomia das baterias, e a TECHSYN, para alcançar uma melhor eficiência de desgaste e reduzir a resistência ao rolamento enquanto reduz o consumo de matérias-primas a longo prazo.
Já o B-Silent destina-se a minimizar o ruído dos pneus para conforto do condutor e a tecnologia sustentável e leve ENLITEN foi criada para reduzir a resistência ao rolamento dos pneus em até 30% e o peso em até 20% para alargar a gama de condução VE e reduzir o impacto ambiental graças a uma maior produtividade dos recursos. Em 2021, 6% dos acessórios OE da Bridgestone EMIA já aplicavam a tecnologia ENLITEN. Espera-se que esse número atinja quase 10% em 2022.
Outro fator-chave a abordar para os VE é o aumento do peso do veículo. É, por isso, que a Bridgestone, em parceria com fabricantes de automóveis, está a desenvolver pneus de carga mais elevada (HL), capazes de transportar o peso mais elevado dos potentes veículos elétricos e híbridos.
Para realçar ainda mais a sua dedicação ao futuro da mobilidade elétrica, a Bridgestone EMIA está a introduzir este ano a sua marcação VE nos pneus Bridgestone OE feitos à medida para os VE de modo a indicar que os pneus foram submetidos a um rigoroso processo de testes, receberam aprovação dos fabricantes de automóveis e suportam as características e exigências únicas dos VE e dos seus fabricantes – dando garantias de autonomia, controlo e vida útil dos pneus.
Parcerias inovadoras
A Bridgestone está ainda a estabelecer parcerias com os principais fabricantes mundiais de veículos híbridos e elétricos, tais como Mercedes EQA e EQB, BMW i3, Fiat 500 EV, Nissan LEAF, Volkswagen ID.3 e ID.4, e muitos mais.
A empresa também está a trabalhar com recém-chegados inovadores em mobilidade elétrica: a Bridgestone é o parceiro exclusivo de pneus tanto para a Lightyear, no primeiro carro elétrico solar de longo alcance do mundo, o Lightyear One – um projeto que viu, pela primeira vez, a combinação da tecnologia ologic e ENLITEN – e a Fisker no próximo Fisker Ocean totalmente elétrico.
Muitas mais colaborações com recém-chegados disruptivos e líderes estabelecidos em rápida transformação estão no horizonte para a Bridgestone, sendo o Audi Q4 e-tron e o Seat Cupra Born são os mais recentes VE a beneficiar de pneus feitos à medida.
“Como parte do nosso compromisso de ajudar a moldar um futuro sustentável de mobilidade, a Bridgestone EMIA está a transformar-se para apoiar a adoção de VE. Através de uma abordagem totalmente integrada, estamos a investir para tornar a mobilidade elétrica mais eficiente e acessível aos condutores e frotas”, diz Emilio Tiberio, COO & CTO da Bridgestone EMIA, acerca do ano pioneiro da Bridgestone na mobilidade elétrica.
“Isto é ver-nos pioneiros em pneus e tecnologias de pneus premium para VE, frota dedicada e soluções de mobilidade, bem como estabelecer parcerias com os principais fabricantes de VE e desenvolver uma rede de retalho e serviços pronta para VE. Com base no progresso que já fizemos, estamos determinados em ajudar os nossos parceiros a acelerar as suas viagens para a eletrificação e a alcançar as ambições de sustentabilidade que, coletivamente, defendemos”, acrescenta.
Mais sobre a Bridgestone aqui.
Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade