powered by

Pneus para SUV premium: a arte está em saber escolher

Para escolher os pneus mais competentes para um SUV premium, que reclama sempre características especiais, antes de mais, será necessário definir quais os caminhos a trilhar.

Combinar o melhor de dois mundos. A arte de escolher o pneu adequado para um SUV premium passa estar atento às suas características especiais. Os pneus para os modelos deste segmento, nomeadamente versões 4×4, têm de privilegiar e conjugar a exigência de um comportamento dinâmico com estabilidade e agilidade, bem como com um elevado padrão de conforto, quando comparados os pneus para veículos utilitários “tradicionais”.

“Quando comparamos as características dos veículos, percebemos que os de maior volume e elevada velocidade, exigem mais dos seus pneus,” explica o engenheiro de desenvolvimento da Continental, Andreas Schlenke. E continua: “Em termos de peso, são, por norma, 1/3 mais pesados do que um utilitário tradicional. Então, os pneus necessitam de uma maior capacidade de carga”.

“Os pneus para SUV obrigam a um grande desafio em investigação e desenvolvimento. Precisamos de investir mais tempo e esforço por forma a garantir segurança e precisão de condução”

Andreas Schlenke
Engenheiro de desenvolvimento da Continental

De acordo com o responsável, “para o efeito, os pneus XL (XL = Carga Extra) foram desenvolvidos para oferecer uma capacidade de carga superior à normal, atendendo aos requisitos dos SUV. Além de que os SUV têm um centro de gravidade mais elevado, o que requer suspensões mais altas e uma maior largura de via do que os utilitários tradicionais”.

Andreas Schlenke acrescenta que “os pneus para SUV obrigam a um grande desafio na investigação e desenvolvimento. Precisamos de investir mais tempo e esforço por forma a garantir a segurança e precisão da condução. Afinal, nos SUV desportivos e luxuosos estamos a falar de condução a elevada velocidade, não muito distantes das dos carros desportivos topo de gama”.

Adequar o perfil

Segundo ainda o engenheiro de desenvolvimento da Continental, “só uma pequena proporção de SUV premium e versões 4×4 são realmente conduzidos fora de estrada”.

Ou seja, “desenvolver um pneu que garanta a sua segurança, baixa resistência ao rolamento e um bom comportamento dinâmico com estabilidade já são desafios suficientes. Se, a isso, somarmos a robustez e tração necessárias para percursos fora de estrada, o desafio aumenta”, afirma Andreas Schlenke.

“A condução fora de estrada exige um piso mais volumoso e com boas propriedades de autolimpeza, maior proteção contra cortes e arrancamentos, reforço das paredes laterais”, refere o responsável. Este tipo de construção de pneu não é ideal para condução em estrada a elevada velocidade, porque o volumoso piso que protege contra cortes em terreno acidentado não consegue ter o desempenho suficiente na aderência em curva e em travagens repentinas a elevadas velocidades.

“É por este motivo que os pneus para utilização fora de estrada ostentam o símbolo M+S”, sublinha Andreas Schlenke. E conclui: “Esta é a imagem de marca dos especialistas, já que o símbolo M+S representa mud (lama) e snow (neve).  Então, antes de avançarem para a compra de pneus, os proprietários de SUV premium e versões 4×4 devem pensar, cuidadosamente, onde irão conduzir os seus veículos e escolher os pneus de acordo com a sua utilização”.

Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade
GT_Team_Pneus_banner

Últimas

Atualidade

Internacional

Atualidade