“A mobilidade sustentável não precisa de continuar a ser um cenário futuro. Com a plataforma Cleaner Mobility, a MANN+HUMMEL já está a demonstrar que a condução com emissões neutras e economia de energia pode ser combinada com ar limpo dentro e fora do veículo”, afirma a empresa, em comunicado.
Para isso, a MANN+HUMMEL, como uma das maiores especialistas mundiais em tecnologia de filtragção, converteu um pequeno carro movido a eletricidade num portador de tecnologia.
“Equipada com vários sistemas de filtração, a plataforma móvel de alta tecnologia alcança resultados surpreendentes em medições e testes de campo, beneficiando tanto as pessoas como ambiente”, refere.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que sete milhões de pessoas morram prematuramente a cada ano devido a material particulado, óxidos de nitrogénio e outros poluentes atmosféricos em todo o mundo. O que é mais de 10% das mortes anuais em todo o mundo.
Qualquer um pode ser afetado. Isso porque 99% da população mundial respira ar que não cumpre os padrões de qualidade da OMS. Um dos principais motores da poluição do ar global é a mobilidade.
Mais de mil milhões de automóveis circulam nas estradas e, com o crescimento constante da população mundial, há mais a cada dia. Entre 1991 e 2023, o número de veículos de passageiros registados somente na Alemanha aumentou de 36,8 para 48,8 milhões.
Abrasão como principal fonte de emissões
“Os veículos libertam óxidos de nitrogénio e monóxido de carbono através dos gases de escape. Independentemente do tipo de condução, no entanto, também emitem material particulado através de pneus, travões e abrasão da estrada”, alerta.
“Assim, 85% das emissões não provém dos escapes dos veículos, mas da sua abrasão. O que significa que, mesmo os veículos elétricos supostamente limpos, contribuem para a poluição ambiental. A Comissão Europeia está, portanto, a planear introduzir limites para abrasão de pneus e travões de veículos pela primeira vez a partir de 2025”, revela.
Com a sua plataforma Cleantes Mobility na forma de um carro pequeno, a MANN+HUMMEL “prova que a condução neutra em emissões e sem poluição por partículas já é possível hoje”, afirma. Os sistemas de filtração nele instalados retêm as partículas minúsculas e pouco visíveis, dentro e fora do veículo”, frisa.
“Instalámos os nossos sistemas de filtração num veículo elétrico para demonstrar como as metas de sustentabilidade podem ser alcançadas de forma rápida e eficaz com tecnologia sofisticada”, explica Markus Kolczyk, vice-presidente de engenharia global de equipamento origem da MANN+HUMMEL.
“No setor da mobilidade, esta é a nossa contribuição para um ambiente mais limpo, com base em 80 anos de conhecimento, experiência e pesquisa”, sublinha o responsável.
Os filtros de partículas de pó de travagem reduzem o material particulado em até 80%. “A abrasão de desgaste dos discos e pastilhas no processo de travagem gera pó. O filtro de partículas de pó de travagem passiva com lã de fibra de metal fica diretamente na pinça e captura as emissões de partículas diretamente no travão”, dá conta o comunicado.
“Cabe em qualquer espaço de instalação e pode ser adaptado a diferentes tamanhos e conceitos de acordo com os requisitos do cliente. As emissões de partículas podem, assim, ser reduzidas até 40%. Com a versão ativa do filtro de partículas de pó de travagem, na qual a poeira fina é transportada para um filtro central por intermédio de uma bomba de vácuo, podem ser alcançadas reduções de até 80%”, explica a MANN+HUMMEL.
Filtros integrados de partículas finas
“A MANN+HUMMEL instala filtros de partículas na frente dos veículos, entre o radiador e o para-choques. Como aspiradores de pó, filtram as partículas em espiral do ar ambiente. Dependendo do cenário de utilização, as medições mostraram que o sistema de filtro pode compensar 100% das partículas finas de pó emitidas pelo veículo até um diâmetro de 10 micrómetros (PM 10). Em áreas urbanas altamente poluídas, as emissões de particulas de até três veículos podem ser compensadas”, esclarece.
Sistemas de filtro de habitáculo inteligentes
As concentrações de poluentes dentro do veículo podem ser até quatro vezes maiores do que fora. “Pó fino, gases de escape e pólen penetram através do fornecimento de ar fresco, mas as emissões também ocorrem no interior do veículo: substâncias orgânicas voláteis são emitidas pelos plásticos instalados e os próprios ocupantes do veículo emitem CO2 e humidade”, pode ler-se.
“Os novos sistemas Smart Cabin Air Filter, da MANN+HUMMEL, removem as chamadas partículas ultrafinas (UFP) menores do que 0,1 micrómetros. As UFP podem penetrar particularmente de forma profunda no corpo e causar danos”, adianta.
“Um filtro HEPA integrado remove, pelo menos, 99,95% dos poluentes do ar e é particularmente eficiente na captação de partículas ultrafinas. Para manter o sistema compacto e prolongar a vida útil do filtro HEPA, um sistema de controlo inteligente ativa o filtro somente quando certos limites de poluição do ar são excedidos. O que economiza energia e amplia a autonomia dos veículos elétricos, beneficiando não só o ambiente, como, também, o condutor”, acrescenta a MANN+HUMMEL.
A plataforma Cleaner Mobility combina o filtro HEPA com um pré-filtro de carvão ativado, que realiza a pré-filtração e absorve odores e gases nocivos. Também é equipado com um revestimento biofuncional para ligar microorganismos e alérgenos.
Mais sobre a MANN+HUMMEL aqui.