O novo pneu da Pirelli para motos responde pelo nome de Scorpion Trail III. “O mais desportivo de todos os tempos no asfalto, graças à sua aderência e manobrabilidade, e também pode enfrentar off-road leve”, revela.
“Excelente estabilidade, mesmo com carga total, desempenho em piso molhado semelhante ao de um Sport-Touring e baixo ruído em estrada”, sublinha a Pirelli, em comunicado.
“Os primeiros tamanhos do ScorpionTrail III já estão disponíveis para venda ao público e toda a gama será lançada ao longo deste ano”, sublinha o fabricante italiano.
“O novo Pirelli Scorpion Trail III representa a última geração de pneus para turismo de aventura e é o mais desportivo de todos os tempos no asfalto entre a família de produtos para motociclos”, assegura.
Projetada para motos modernas de aventura e crossover, muito versáteis e que podem ser utilizadas em diversos contextos, a nova gama Scorpion Trail III “é o resultado dos mais recentes desenvolvimentos, em termos de tecnologias e materiais utilizados, pelo Departamento de Pesquisa & Desenvolvimento da Pirelli”, adianta.
Nome (re)conhecido
“O nome Scorpion esclarece imediatamente que pertence à linha de produtos Pirelli destinados ao uso off-road, também em competições de duas e quatro rodas, como o Campeonato Mundial de Enduro e o Campeonato Mundial de Motocross, no qual a Pirelli é líder indiscutível em 40 anos com 81 títulos mundiais conquistados”, diz.
“Isto porque o Scorpion Trail III é um pneu de enduro de estrada, portanto um produto destinado principalmente à utilização em asfalto, mas que também permite percorrer percursos em estradas de terra”, explica a mesma fonte.
No asfalto, os pneus Scorpion Trail III são capazes de oferecer ao motociclista “um comportamento muito desportivo, graças aos elevados níveis de aderência e ótima manobrabilidade, excelente estabilidade mesmo com carga total e desempenho em piso molhado semelhante ao de um pneu Sport-Touring”, afirma.
“Ao abandonar o asfalto em favor das estradas de terra, a constante alternância dos sulcos centrais e transversais sob a pegada proporciona controlo e tração. Finalmente, outra vantagem oferecida pelo Scorpion Trail III é o notável conforto acústico (minimizando o ruído da estrada) que não prejudica o prazer de conduzir no asfalto”, acrescenta a mesma fonte.
Estes benefícios são possíveis graças à perfeita harmonia de todos os elementos que compõem o pneu. Desde logo, padrão do piso. “O design do piso do Scorpion Trail III é uma evolução do seu antecessor Scorpion Trail II, com o objetivo de melhorar a estabilidade e a precisão da condução”, refere o fabricante.
Desempenho eficaz
“Para atingir este objetivo, o esquema vencedor do design característico da gama desportiva Diablo foi revisitado e integrado num produto de enduro de estrada”, reforça ainda a mesma fonte.
“As ranhuras na faixa central, inspiradas no atraente e icónico Flash presente na linha Diablo permitem drenagem da água e estabilidade lateral de pilotagem em terrenos mais macios, ao mesmo tempo que proporcionam desgaste uniforme”, explica a Pirelli, em comunicado.
Por fim, a integração com ranhuras centrais robustas para tração e ranhuras nos ombros foi projetada para “oferecer boa orientação e tração mesmo em estradas de terra”, esclarece.
“Estas manobras permitiram ao Scorpion Trail III aumentar a relação terra/mar em relação ao seu antecessor, oferecendo, assim, maior presença de borracha em contacto com o asfalto e, consequentemente, uma vantagem em termos de desempenho em estrada”, frisa.
Novos compostos
O Scorpion Trail III oferece novos compostos, para os tamanhos radiais sempre 100% à base de sílica tanto para a frente como para trás, para um “excelente desempenho em superfícies molhadas e secas”, assegura a Pirelli.
“Os radiais traseiros de duplo composto utilizam uma composição macia nos ombros e várias resinas plastificantes que otimizam a aderência nas curvas. O composto mais duro na banda central do piso é semelhante ao utilizado no pneu dianteiro e foi concebido para oferecer elevada estabilidade, resistência ao desgaste e quilometragem”, assegura.
As estruturas das frentes derivam da experiência supersport e “melhoram a condução e a aderência; em particular, os tamanhos radiais apresentam uma construção com uma cinta de aço de 0° que proporciona excelente estabilidade mesmo em altas velocidades”, explica.
“As estruturas altamente rígidas dos pneus traseiros permitem um comportamento desportivo em todas as aplicações e proporcionam elevada estabilidade em todas as condições de carga”, reforça.
Os perfis derivam da experiência da Pirelli em pneus Sport Touring com uma abordagem multi raio que proporciona estabilidade em altas velocidades, alta quilometragem e uma sensação desportiva com comportamento progressivo.
Mais sobre a Pirelli aqui.