Pirelli P Zero celebra 40 anos de ultra alto desempenho

Gama P Zero, nascida em 1985, estreou-se no Lancia Delta S4 Stradale e é, hoje, uma referência em inovação e tecnologia, graças à sua constante evolução.
Check-up Media Pirelli P Zero

O P Zero, o pneu “desportivo definitivo”, como o descreve a Pirelli, comemora o seu 40.° aniversário este ano. Nascido de uma única ideia revolucionária, é, hoje, a marca mais reconhecida na indústria e o pneu preferido dos fabricantes de automóveis de prestígio.

“Ao longo das suas quatro gerações, o Pirelli P Zero tornou-se líder de mercado graças a um número incomparável de homologações personalizadas para diferentes fabricantes de automóveis, com mais de 3.000 versões criadas até o momento”, afirma a marca italiana, em comunicado.

A lista de modelos aos quais estes pneus foram anexados é extensa, incluindo verdadeiros ícones do mundo automobilístico, como Ferrari F40, 512 Testarossa e LaFerrari; Lamborghini Countach, Diablo, Murciélago e Aventador; McLaren MP4-12C e P1; Pagani Zonda, Huayra e Utopia; Aston Martin Vanquish, DB9, V12 Vantage; sem mencionar as várias versões do Porsche 911, Cayenne e Macan, para darmos apenas alguns exemplos.

Qualidade reconhecida

“O P Zero continua a definir o padrão para pneus de estrada de desempenho hoje, um facto frequentemente confirmado por testes comparativos publicados pelos principais títulos automóveis”, recorda.

O P Zero também esteve sempre na vanguarda das inovações da Pirelli. Em 2019, o P Zero introduziu, pela primeira vez, o pacote Elect para veículos elétricos e híbridos plug-in, que se tornou numa referência na indústria”, refere.

“Em 2023, a Pirelli lançou o P Zero E, o primeiro pneu de Ultra High Performance (UHP) com, pelo menos, 55% de materiais de base biológica ou reciclados, obtendo a cobiçada classificação ‘triplo A’ na etiqueta europeia de pneus. No automobilismo, onde teve origem, o P Zero é sinónimo do auge do desempenho: da Fórmula 1 a todos os tipos de outras categorias de corrida”, sublinha a Pirelli.

Origem do P Zero

O nome P Zero apareceu, pela primeira vez, em 1985, fazendo a sua estreia no Lancia Delta S4 Stradale. “Este primeiro P Zero de estrada foi uma evolução do seu antecessor, que foi utilizado no lendário carro de rali Lancia Delta S4 Grupo B. O Lancia Delta S4 tornou-se lendário pelos seus avanços tecnológicos e dinâmica de ponta, sendo a Pirelli a escolha natural para desenvolver um pneu capaz de proporcionar um desempenho excecional”, revela.

Este único pedido desencadeou uma verdadeira revolução na indústria de pneus, levando à criação da categoria UHP (Ultra High-Performance). “O nome ‘P Zero’ simbolizou um novo começo para a empresa italiana de pneus, combinando o tradicional ‘P’ da Pirelli com a palavra Zero”, acrescenta.

Essa revolução ocorreu juntamente com mudanças transformadoras no mundo automóvel. Na década de 1980, a sobrealimentação dos carros desportivos levou a potências sem precedentes e novos níveis de desempenho. Sem as ajudas eletrónicas à condução que hoje consideramos naturais, os pneus desempenharam um papel crucial no fornecimento de aderência, estabilidade e segurança.

“Na época, o principal pneu de desempenho da Pirelli era o P7: o primeiro pneu de perfil baixo da história, lançado em 1976. O conhecimento adquirido com o P7 – tanto em estrada como em pistas – combinado com a visão do engenheiro da Pirelli, Mario Mezzanotte, abriu caminho para o P Zero”, adianta a marca.

Atributos vários

O conceito era simples, mas inovador: combinar os três principais atributos dos pneus de corrida num único padrão de piso. “O ombro interno, com ranhuras como as dos pneus para chuva, garantiu aderência em estradas molhadas. O ombro externo, inspirado em pneus slick, proporcionou tração em piso seco”, explica.

“Já a parte central da banda de rodagem, adotou algumas características dos pneus intermediários, equilibrando os dois extremos. Esta combinação vencedora representou uma inovação significativa, ultrapassando os limites tradicionais do design de pneus”, explica a Pirelli.

Check-up Media Pirelli P Zero E

Um jornalista especializado em automóveis resumiu esta inovação depois de conduzir um Delta S4 equipado com os então novos pneus P Zero: “Esperemos que a polícia de trânsito esteja ciente disso”, brincou. “Não queremos que a parte lisa seja confundida com um pneu gasto!”, reforçou.

A experiência da Pirelli em automobilismo foi fundamental na transferência desta tecnologia avançada para pneus de estrada. Um incidente particularmente notável mostrou as amplas capacidades do P Zero para uso rodoviário.

Durante o Rally de Sanremo, o Lancia Delta S4 de Miki Biasion utilizou pneus P Zero padrão (que ainda não estavam à venda ao público em geral) nos troços da estrada de etapa em etapa. Tiveram um desempenho tão bom que ele decidiu mantê-los no carro durante uma etapa muito húmida. Venceu aquela etapa, superando os concorrentes com pneus de competição personalizados”, conta a Pirelli.

Ajuste perfeito

Além de ser pioneiro no segmento UHP, o P Zero marcou o início da estratégia Perfect Fit da Pirelli, que adapta os pneus às necessidades específicas dos fabricantes de automóveis premium e de prestígio.

“Hoje, a gama P Zero inclui diversas versões feitas sob medida para diferentes veículos, usos e estações. O P Zero equipa tudo, desde sedans premium até supercarros e SUV desportivos, agora abrangendo aplicações de verão, inverno e todas as estações”, conta.

“Depois do pneu pioneiro inicialmente desenvolvido em pequenas quantidades para o Lancia Delta S4 Stradale, a primeira geração do P Zero foi criada para o Ferrari F40 em 1987”, diz ainda a Pirelli.

Nos próximos meses, a Pirelli deverá revelar a tão esperada quinta evolução do famoso P Zero: o mais recente capítulo de uma história contínua de inovação tecnológica.

Mais sobre a Pirelli aqui.

artigos relacionados

Últimas

Pneus

Atualidade

Em estrada