A Pirelli e a Ferrari continuam a alimentar o “namoro” de mais de 70 anos, com o objetivo comum de manter clássicos intemporais na estrada com segurança e eficiência. Um novo sistema P Zero Corsa, dedicado ao Ferrari Enzo, junta-se à linha Pirelli Collezione, que equipa os mais icónicos modelos oldtimer e youngtimer.
Os pneus do “Enzo” enriquecem o catálogo Pirelli da Ferrari Classic, acrescentando dois novos modelos P Zero aos dois já disponíveis para os Ferrari F40 e F50: outros dois supercarros históricos de Maranello.
Para o Ferrari Enzo, o modelo desportivo radical que data de 2002, a Pirelli criou um novo sistema P Zero Corsa nas medidas 245/35 R19 para a dianteira e 345/35 R19 para a traseira. “Como todos os pneus da gama Collezione, este produto tem um aspeto idêntico ao original, mas é fabricado com materiais e tecnologias modernas”, explica a Pirelli, em comunicado.
Testado pela Ferrari
Concebido no início dos anos 2000 para ser o mais desportivo da gama de estrada, conta com uma estrutura específica que lhe confere a máxima estabilidade em altas velocidades e em curva, permitindo a sua utilização também em pista.
“Os dois desenhos diferentes da banda de rodagem, direcional para a frente e assimétrico para a traseira, também reduzem o fenómeno do aquaplaning. O novo pneu foi testado com pilotos da Ferrari, que redescobriram o mesmo carácter desportivo da época, agora aliado a maior segurança e fiabilidade graças à utilização dos compostos mais atuais”, revela o fabricante.
Também estão disponíveis os pneus P Zero Corsa System da linha Collezione, nas medidas 245/35 R18 na dianteira e 335/30 R18 na traseira, para o Ferrari F50, descrito na época como o carro de estrada mais próximo de um Fórmula 1 que Maranello já construíra.
P Zero para Ferrari F40
O ancestral do F50 e do Enzo foi o Ferrari F40, o primeiro carro produzido em série a usar o Pirelli P Zero como equipamento de origem em 1987. “Desenvolvido, especificamente, para o carro, este pneu trouxe algumas inovações importantes: umas jantes de 17” , algo inédito para um carro de estrada, diferentes tamanhos na dianteira e traseira e tecnologia dedicada a um carro com velocidade máxima superior a 300 km/h”, recorda.
“Agora, uma versão do P Zero dedicada ao F40 está disponível na linha Pirelli Collezione nas medidas 245/40 R17 na dianteira e 335/35 R17 na traseira. Entre as principais novidades desta versão, está o lettering na lateral do pneu, que lembra a escrita original”, conta.
Inovação e sustentabilidade
Desde o Ferrari F40 até aos supercarros de última geração, a gama P Zero tem sido uma constante. “Conta uma história de inovação e tecnologia que está ligada aos carros mais prestigiados e extremos das últimas quatro décadas e ao automobilismo, começando pela Fórmula 1: um laboratório ao ar livre de transferência de tecnologia da pista para a estrada”, pode ler-se no mesmo documento.
“Ao longo do tempo, a gama evoluiu de acordo com as necessidades do mercado automóvel, que se tem interessado cada vez mais pela performance, segurança e sustentabilidade: agora incluindo a mobilidade elétrica”, sublinha o fabricante. “A marcação Elect da Pirelli, que denota pneus feitos, especificamente, para carros eletrificados, fez sua estreia num P Zero em 2019”, acrescenta a mesma fonte, em comunicado.
A família foi recentemente renovada com três novos modelos apresentados no Goodwood Festival of Speed 2023: o P Zero E, o P Zero R e o P Zero Trofeo RS. “Todos esses pneus foram desenvolvidos com a abordagem ‘Eco-Safety Design’ da Pirelli: uma metodologia que utiliza materiais inovadores, bem como ferramentas que incluem virtualização, derivada da experiência da empresa no automobilismo”, conclui a Pirelli.
Mais sobre a Pirelli aqui.