powered by

Pirelli está em Goodwood com produtos sustentáveis

Até 2026, toda a borracha natural utilizada nas unidades de produção europeias do fabricante será certificada pelo FSCTM. Pirelli Cyber Tyre protagonista do evento.
Check-up Media Pirelli Goodwood

Conectividade e sustentabilidade são as palavras de ordem da Pirelli no Goodwood Festival of Speed, “inaugurando uma era de pneus”, garante o fabricante.

“Isto acontece graças a sensores que recolhem e transmitem informações, sendo os pneus fabricados com materiais avançados certificados por terceiros independentes. Esses últimos avanços fazem parte de uma longa história que começou há algum tempo e que, agora, é atualizada com dois novos capítulos”, explica a Pirelli.

“Na liderança, está o Pirelli Cyber Tyre: o sistema da Pirelli baseado em sensores que, pela primeira vez, permitem que os pneus – o único ponto de contacto entre o carro e a estrada – comuniquem com os sistemas de controlo de estabilidade do veículo, incluindo ABS, ESP e controlo de tração”, esclarece.

“As informações fornecidas pelos sensores são utilizadas para oferecer melhor desempenho e, também, segurança. Esta tecnologia será adotada pela primeira vez pelo Pagani Utopia”, reforça.

Além de oferecer melhor conectividade, esta nova era do pneu prestará maior atenção ao ambiente. “A Pirelli continua a investir em pesquisa e desenvolvimento, introduzindo novos materiais que substituem os de origem fóssil e fornecendo certificação de terceiros que documenta a origem, a rastreabilidade e o uso desses materiais”, diz.

Check-up Media Pirelli Goodwood 2

Uma parte fundamental desta estratégia é a escolha de usar apenas borracha natural certificada pelo FSCTM (Forest Stewardship Council) em todas as fábricas europeias da Pirelli até 2026. “A gestão florestal da FSCTM aplica padrões rigorosos que exigem que a diversidade biológica seja preservada, beneficiando, economicamente, trabalhadores e comunidades locais”, afirma a Pirelli.

Materiais certificados

Uma ampla seleção de veículos Jaguar Land Rover topo de gama utilizará pneus Pirelli contendo materiais certificados FSCTM, com o Grupo JLR a anunciar um acordo de fornecimento com a Pirelli para esses produtos.

“P Zero Corsa, P Zero Trofeo RS e P Zero Winter são os equipamentos desenvolvidos, especificamente, para o Pagani Utopia, todos equipados com sensores especiais embutidos na parte interna da banda de rodagem. Estes sensores, ligados via Bluetooth à unidade de controlo eletrónico que gere os sistemas dinâmicos do veículo, fornecem informações úteis para que o automóvel possa selecionar o modo de condução ideal em função dos pneus instalados no automóvel, de forma a aproveitar ao máximo o seu potencial”, avança.

“Este diálogo entre o carro e os pneus é possível graças ao software criado e implementado pela Pirelli, que funciona diretamente com o ‘cérebro’ eletrónico do carro. Por exemplo, se o carro estiver com pneus de inverno, o ABS será informado sobre como aproveitá-los ao máximo para reduzir as distâncias de travagem”, pode ler-se no mesmo documento.

“Por outro lado, quando o carro estiver com pneus semi-slicks, o controlo de estabilidade e tração será informado de que há aderência adicional disponível. Sem esta informação, todos os sistemas que gerem a dinâmica do automóvel funcionariam de forma mais conservadora, utilizando pressupostos e mapas de motor que não têm em conta as características individuais e o desempenho dos pneus”, esclarece a Pirelli.

Check-up Media Pirelli Goodwood 3

Este “conhecimento técnico” interno permite que os sistemas de controlo do automóvel funcionem de forma “muito mais eficaz, melhorando o desempenho e, também, a segurança”.

Borracha natural

O Pirelli Cyber Tire é uma “oferta única no mercado”, que já se encontra presente em alguns carros atualmente à venda, mas ganha, agora esta novidade que aumenta o nível de especialização da eletrónica automóvel, também no que diz respeito à condução autónoma.

“Até 2026, toda a borracha natural utilizada nas fábricas europeias da Pirelli será certificada pelo FSCTM: um processo que já foi iniciado e que será, gradualmente, implementado em todas as unidades de produção. A certificação de gestão florestal FSCTM confirma que as plantações são geridas de forma a preservar a biodiversidade e a proporcionar benefícios às pessoas que vivem e trabalham na área”, afirma.

“O processo de certificação para a cadeia do FSCTM demonstra que o material certificado por esta entidade foi segregado propositadamente e não está contaminado por material não certificado, desde a plantação até ao fabricante de pneus”, sublinha.

No Goodwood Festival of Speed ​​de 2024, a Pirelli anuncia uma colaboração com a Jaguar Land Rover (JLR) para fornecer pneus utilizando materiais de origem florestal com certificação FSCTM em todo o seu portefólio de veículos de luxo.

Check-up Media Pirelli Goodwood 4
Virtualização e IA

A Pirelli criou o primeiro pneu de estrada do mundo com borracha natural e rayon certificados pela FSCTM em 2021. Outros passos significativos nesta caminhada incluíram a introdução de pneus feitos com borracha certificada pelo FSCTM na Fórmula 1, a partir do primeiro Grande Prémio de 2024, bem como a estreia da certificação FSCTM no ciclismo há apenas algumas semanas, com o novo Pirelli P Zero Race RS2.

“Novas ferramentas, como a virtualização e a Inteligência Artificial, aceleraram o desenvolvimento de produtos e tecnologia, graças, também, ao compromisso da Pirelli com a pesquisa e o desenvolvimento, com a empresa a investir, anualmente, cerca de 5,5% da receita proveniente da venda de pneus de alto valor”, adianta o fabricante.

“Esses investimentos e metodologias levaram a Pirelli à liderança do mercado de veículos elétricos graças à tecnologia Elect, que foi projetada para complementar as características dos veículos eletrificados (tanto BEV quanto PHEV)”, refere o comunicado.

“A Pirelli também lançou o P Zero E3 em 2023: o primeiro pneu UHP com mais de 55% de materiais de base biológica e reciclados em toda a linha de lançamento de pneus de reposição (certificados por terceiros de acordo com o padrão ISO 14021), bem como uma classificação triplo ‘A’ na etiqueta europeia de pneus e a nova tecnologia à prova de furos Pirelli RunForward.”, recorda.

Este produto sublinha o compromisso da Pirelli com a redução de materiais de base fóssil em favor de materiais naturais ou reciclados. “Para que os clientes possam identificar produtos que contenham, pelo menos, 50% de materiais de origem natural ou reciclada, a Pirelli desenhou um logótipo específico para ser colocado nas paredes laterais”, frisa.

E conclui: “O mais recente pneu a ostentar esta marcação personalizada é o novo P Zero Winter 2 Elect4, que foi lançado há algumas semanas, apresentando mais de 50% destes materiais – novamente certificados por terceiros”.

Mais sobre a Pirelli aqui.

artigos relacionados

Últimas

Ligeiros

Atualidade