Pirelli equipa McLaren W1 com pneus feitos de base biológica e material reciclado

Superdesportivo híbrido de 1.275 cv aposta em pneus Pirelli P Zero R, P Zero Trofeo RS e P Zero Winter 2, feitos com mais de 50% de materiais de base biológica e reciclados.
Check-up Media McLaren W1

A Pirelli equipa o novo supercarro McLaren W1 com três conjuntos de pneus feitos à medida que integram mais de 50% de materiais de base biológica e reciclados, valor certificado pelo organismo independente Bureau Veritas.

Os novos pneus – P Zero R, P Zero Trofeo RS e P Zero Winter 2 – foram especialmente desenvolvidos pela Pirelli, em colaboração com a McLaren, e são propostos numa especificação exclusiva para o novo superdesportivo, do qual o fabricante italiano de pneus é o único fornecedor de pneus.

“Este projeto mais recente envolveu uma estreita cooperação entre as equipas de Investigação e Desenvolvimento (I&D) da Pirelli e da McLaren, desde as fases iniciais de desenvolvimento e testes”, adianta o comunicado.

“Trabalhando inicialmente num ambiente virtual – com o apoio da tecnologia de simulação de condução de última geração – os engenheiros passaram para testes físicos para avaliar o desempenho dos pneus em diferentes condições meteorológicas e de superfície”, acrescenta.

Check-up Media McLaren W1 Pirelli

Os locais incluíram o circuito de Nardò, no sul de Itália, a pista de Idiada, em Espanha, e o Centro Sottozero da Pirelli, na Suécia – todos locais considerados ideais para explorar o elevado desempenho extremo do W1.

0-300 km/h em menos de 12,7 s

Os novos pneus desenvolvidos para o McLaren W1 abrangem todos os aspetos de utilização deste superdesportivo topo de gama, que conta com um grupo motopropulsor híbrido capaz de transmitir 1.275 cv e 1.340 Nm às rodas traseiras.

“Capaz de uma aceleração impressionante dos 0 aos 300 km/h em menos de 12,7 segundos e de cumprir uma velocidade máxima limitada eletronicamente a 350 km/h, o W1 inclui um modo “Race” que gera até 1.000 kg de downforce, exigindo o que há de melhor em tecnologia de pneus”, frisa a Pirelli.

O P Zero R, o primeiro desenvolvido para um McLaren, foi concebido para utilização diária. No caso do P Zero Trofeo RS, é um pneu orientado para a pista que oferece desempenho consistentemente elevado. Já as estações mais frias, são servidas pelo P Zero Winter 2.

Check-up Media McLaren W1 Pirelli 2
80% de materiais reciclados até 2030

“Os três modelos de pneus para o W1 serão produzidos na fábrica da Pirelli, em Settimo Torinese, Itália. Os P Zero personalizados são os primeiros pneus para supercarros fabricados com mais de 50% de materiais de base biológica e reciclados”, assegura o fabricante italiano.

Este marco faz parte do plano industrial da Pirelli, que visa lançar os primeiros pneus com 80% destes materiais até 2030. Um passo fundamental nesta caminhada foi o lançamento do P Zero E, em 2023, o primeiro pneu de elevado desempenho do mercado a conter mais de 55% de materiais de base biológica e reciclados, apresentando a certificação tripla “A” na etiqueta europeia de pneus.

Este pneu introduziu, também, o logótipo que identifica, agora, todos os produtos Pirelli que contêm, pelo menos, 50% de materiais sustentáveis na sua composição.

Mais sobre a Pirelli aqui.

artigos relacionados

Últimas

Mecânico Virtual

Equipamentos

Em estrada