A Pirelli foi confirmada como equipamento de origem do novo Porsche Cayenne. A mais recente reformulação deste SUV desportivo amplia a colaboração entre a Pirelli e a Porsche, com produtos da gama P Zero disponíveis para todos os tamanhos de jantes.
“Isto marca o passo mais recente no trabalho conjunto de desenvolvimento do Porsche Cayenne, um modelo que a Pirelli equipou em todas as gerações: desde o original de 2002 até ao presente. Pneus específicos P Zero, P Zero Corsa e Scorpion Winter 2 aprovados pela Porsche para condução em baixas temperaturas foram desenvolvidos para o mais recente facelift do Cayenne”, avança a Pirelli, em comunicado.
“Essas opções cobrem toda a gama de tamanhos de jantes de 20” a 22”. Os pneus Scorpion Zero All Season também estão disponíveis para alguns mercados, em todos os tamanhos”, sublinha a mesma fonte.
“O Pirelli P Zero desenvolvido para o novo facelift cumpre as exigências de precisão de direção, estabilidade e segurança mesmo durante manobras de emergência. Em particular, todos os tamanhos alcançaram a classificação mais elevada na etiqueta europeia no que diz respeito à travagem em piso molhado. Especialmente em altas velocidades, o pneu foi projetado para suportar o elevado binário e as cargas geradas pelo veículo”, afirma a Pirelli.
O Pirelli P Zero Corsa foi escolhido para condução desportiva e em pista. Este produto é derivado do P Zero Corsa, que “ajudou” o Porsche Cayenne GT a estabelecer um recorde em Nürburgring Nordschleife em 2021.
O P Zero Corsa para o novo Cayenne – bem como a versão anterior que contribuiu para o recorde – é composto por uma banda de rodagem derivada da competição e desenvolvida para equipar os carros mais rápidos do mundo.
“A versão mais recente do Porsche Cayenne é dos primeiros veículos a receber um pneu Pirelli Scorpion Winter 2 específico aprovado para o inverno, cobrindo toda a gama de tamanhos de jantes”, revela.
Segundo diz, “o desafio enfrentado pelos engenheiros da Pirelli ao longo do desenvolvimento dos pneus de inverno foi exigente: garantir a segurança em baixas temperaturas e na neve, mantendo, ao mesmo tempo, um desempenho muito elevado em superfícies secas e molhadas”.
E sublinha: “Tudo com o mesmo ADN desportivo que a Porsche espera de um pneu de verão. Para alcançar este resultado, o departamento de I&D da Pirelli criou um composto de inverno dedicado, capaz de proporcionar conforto de condução, bem como aderência tangível em condições extremas”.
A Pirelli é uma “característica” do Cayenne desde o lançamento da primeira geração, em 2002, sendo pioneira no segmento dos SUV desportivos. Desde o primeiro modelo até aos dias de hoje, a Pirelli sempre trabalhou ao lado do fabricante sediado em Estugarda para desenvolver pneus que acompanhassem a evolução dos seus modelos, como o Cayenne S Hybrid – o primeiro híbrido da linha Porsche – e, depois, o Porsche Cayenne S. E-Hybrid (uma versão híbrida plug-in), até ao atual Cayenne Turbo E-Hybrid.
Mais sobre a Pirelli aqui.