powered by

Pirelli amplia gama Elect para Porsche Taycan

P Zero R destina-se a uma condução diária, desportiva e eficiente. Tecnologia Elect da Pirelli estreia-se em pista com P Zero Trofeo RS.
Check-up Media Pirelli Porsche

Os Pirelli P Zero R e P Zero Trofeo RS foram escolhidos pela Porsche para o restyling do Taycan e serão os únicos pneus disponíveis no Taycan Turbo GT, a variante mais desportiva da gama.

“O primeiro foi projetado para condução diária destes supercarros elétricos, enquanto o segundo é um pneu semi slick legalizado para via pública. Ambos foram lançados no início deste ano e foram especificamente adaptados, em colaboração com o fabricante alemão, para melhorar o carácter desportivo e a eficiência do Taycan”, explica a Pirelli.

“Ambos os pneus ostentam a marcação Elect na parede lateral, indicando um pacote de soluções tecnológicas para se adequar às características dos veículos elétricos e estrearam-se, em 2019, na primeira geração do Porsche Taycan”, acrescenta.

“Hoje, a gama Porsche inclui mais de 30 pneus homologados pela Pirelli com tecnologia Elect, projetados para acompanhar a transição elétrica da marca alemã em diferentes modelos, como o Macan”, recorda a Pirelli, em comunicado.

Prazer de condução

Concebidos para realçar as qualidades dinâmicas e o prazer de condução do Porsche Taycan, os pneus P Zero R homologados para este modelo são dedicados à condução diária, ao mesmo tempo que são adequados para passeios mais desportivos.

Check-up Media Pirelli Porsche close

“Esse objetivo foi alcançado graças à experiência da Pirelli como fornecedora dos modelos de maior desempenho, bem como ao desenvolvimento do pacote de tecnologia Elect, que ajuda a destacar os aspetos aprimorados do carro em relação ao modelo anterior, como conforto e bateria”, revela.

“A carcaça dupla torna a estrutura do pneu muito resistente e capaz de suportar o peso exercido principalmente na parte traseira pela carga aerodinâmica e pela presença das baterias. Desta forma, o carro fica estável mesmo em altas velocidades”, diz.

Para gerir as acelerações repentinas típicas dos motores elétricos, além da estrutura reforçada, a banda de rodagem multicomposto, possibilitada graças à tecnologia patenteada Resin Blend da Pirelli, também é funcional.

“Os materiais no interior do composto trabalham em sinergia para oferecer aderência numa ampla gama de temperaturas e superfícies de estrada, permitindo um elevado desempenho mesmo em condições molhadas. O padrão da banda de rodagem foi projetado para minimizar o ruído, enquanto a eficiência exigida pela Porsche é alcançada através da combinação de compostos e padrão da banda de rodagem, que reduz a resistência ao rolamento”, pode ler-se no mesmo documento.

P Zero Trofeo RS

Seguro para condução em estrada, mas orientado para pistas, o P Zero Trofeo RS é a variante mais desportiva fornecida pela Pirelli para o novo Taycan. “Na verdade, é o pneu de elevado desempenho e topo da gama de estrada da Pirelli, um pneu semi slick feito com compostos especialmente concebidos, derivados de produtos de rali”, explica o fabricante.

Check-up Media Pirelli Porsche wide

“O desenvolvimento específico do P Zero Trofeo RS para o novo Porsche Taycan permite que o carro atinja o máximo na condução em pista, proporcionando, assim, elevado desempenho em piso seco, aderência em curva e consistência que permite resultados repetíveis ao longo do tempo. Tanto a Pirelli como a Porsche colocaram um grande esforço no desenvolvimento conjunto dos pneus”, assegura.

Testá-los juntamente com os engenheiros de condução dinâmica da Porsche e o piloto de desenvolvimento Lars Kern foi fundamental para alcançar o “excelente comportamento de condução e o mais elevado desempenho especialmente adaptado aos objetivos do Taycan Turbo GT em Nürburgring, onde o carro desportivo elétrico viajou a velocidades superiores a 300 km/h”, revela.

Uma série de soluções de construção foram adotadas para otimizar a área de contacto do pneu mesmo a altas velocidades. “O composto específico proporciona aderência e estabilidade, o ombro exterior da banda de rodagem dispõe de um baixo número de ranhuras para fornecer apoio em condições de forte aceleração lateral e o padrão foi projetado para garantir um aquecimento rápido e uniforme ao longo de toda a área de contacto”.

Tanto é que, mesmo para as sessões de pista mais exigentes, este pneu não necessita de “cobertores elétricos”. Para tornar o processo de desenvolvimento mais rápido e eficiente, o sistema de Desenvolvimento de Geometria Virtual da Pirelli compara um número muito elevado de perfis e modelos de banda de rodagem possíveis num ambiente digital para definir detalhadamente as características e o comportamento do pneu.

Tanto o P Zero R como o P Zero Trofeo RS desenvolvidos para o novo Porsche Taycan estão disponíveis nos tamanhos 265/35ZR21 e 305/30ZR21. Para completar a gama de opções da Pirelli para este superdesportivo elétrico, ao longo dos anos a empresa desenvolveu o P Zero, o P7 All Season, o P7 Blue e o P Zero Winter, com tamanhos que variam de 19” a 21”.

Mais sobre a Pirelli aqui.

artigos relacionados

Últimas

Pesados

Repintura