Peugeot Polygon Concept: o sonho comanda a vida

Este verdadeiro laboratório sobre rodas, que deverá inspirar o próximo 208, apresenta e permite testar inúmeras inovações que a marca pretende introduzir a partir de 2027.
Check-up Media Peugeot Polygon Concept

O Peugeot Polygon Concept não é um sonho. É um concept car compacto (tem menos de quatro metros), precursor dos Peugeot do futuro. É um verdadeiro laboratório sobre rodas que apresenta e permite testar inúmeras inovações que a marca pretende introduzir a partir de 2027, em particular o volante Hypersquare e a direção steer-by-wire. O próximo Peugeot 208 deverá ter este protótipo como inspiração.

O Hypersquare representa uma nova ergonomia do Peugeot i-Cockpit e um novo controlo 100% eletrónico do automóvel. O volante está associado à direção eletrónica steer-by-wire, deixando de existir uma ligação mecânica entre o volante e as rodas, passando o seu comando a ser 100% eletrónico. Uma tecnologia comprovada há muitos anos na indústria aeronáutica que a Peugeot promete propor num veículo de série a partir de 2027. 

Volante do futuro?

Para além da funcionalidade clássica de assistência à direção, o sistema inova ao adicionar uma variação da desmultiplicação da direção em função da velocidade.

A baixa velocidade, para estacionar ou fazer inversão de marcha, o Hypersquare permite realizar todas as manobras com facilidade e rapidez, sem tirar as mãos do volante nem dar várias voltas (nota: rotação máxima de 170° em cada sentido – um pouco menos do que uma volta completa – contra três voltas completas com um volante tradicional). A alta velocidade, basta um leve impulso no Hypersquare para alterar com precisão a trajetória do automóvel.

Check-up Media Peugeot Polygon Concept 2

A forma do volante Peugeot Hypersquare tem, igualmente, a ambição de permitir reinventar a ergonomia do posto de condução: os principais comandos são acessíveis com a ponta dos dedos em quatro cavidades circulares localizadas nos quatro cantos do volante, mantendo as mãos neste.

No Peugeot Polygon Concept, o ecrã é o para-brisas. Sem ecrã no painel de instrumentos, todas as informações são ali projetadas, através de um painel de micro LED localizado atrás do Hypersquare.

Esta inovação oferece uma experiência imersiva ao condutor, graças a um ecrã de dimensões excecionais: 24 cm de largura por 74 cm de altura, ou seja, o equivalente a um ecrã de 31”.

O condutor pode personalizar as informações projetadas no para-brisas. Quando parad, esta tecnologia revolucionária de visualização faz a ligação entre o interior e o exterior do automóvel: os micro LED localizados atrás do Hypersquare são visíveis do exterior, permitindo difundir animações exclusivas do Polygon Concept.

Check-up Media Peugeot Polygon Concept 3
Postura mais felina

Cada modo (“Cruise”, “Fun” e “Hyper”) personaliza o ambiente visual interior e exterior. As animações por dentro e por fora são harmonizadas e sincronizadas. A projeção no para-brisas amplifica a sensação de condução em ligação com a estrada para uma experiência ainda mais imersiva.

Esta projeção, sob o olhar do condutor, maximiza a segurança, evitando distrair a sua atenção. A cor da iluminação interior e exterior pode ser selecionada através de um botão rotativo, que integra o seu próprio ecrã de LED, exibindo, também, informações como a hora e a temperatura.

No Polygon Concept, os micro LED também desenham a nova frente da Peugeot. As três garras da assinatura luminosa da marca são reinventadas num tratamento horizontal, sublinhando a postura do automóvel na estrada.

Composta por ecrãs de micro LED, esta nova assinatura luminosa anima-se na parte dianteira e traseira de acordo com diferentes configurações de cores e gráficos, inspirados em espetáculos visuais e musicais imersivos.

Check-up Media Peugeot Polygon Concept 4

A sincronização entre a parte da frente e a traseira oferece uma harmonia geral que realça as três garras da Peugeot. Além disso, um ecrã de micro LED dedicado está integrado no pilar C do veículo, ao lado da entrada para carregamento. Este dispositivo permite visualizar o nível de carga a partir do exterior.

Com o Hypersquare e a nova geração do i-Cockpit, o Polygon Concept apresenta um conceito inédito de espaço interior. A arquitetura foi reformulada e repensada, permitindo reinventar o painel de instrumentos e libertar espaço interior.

Este novo conceito oferece, assim, melhor habitabilidade aos ocupantes. O espaço oferecido aos passageiros da frente também é otimizado por uma configuração personalizável do painel de instrumentos.

Cada um poderá colocar os seus objetos favoritos, de acordo com o seu estilo de vida e necessidades, graças a suportes adaptados (telemóvel, auscultadores, boné, mochila e skateboard, entre outros).

Check-up Media Peugeot Polygon Concept 5
Habitáculo mais luminoso

A sensação de espaço é reforçada pela luminosidade do habitáculo, com uma superfície vidrada aumentada, que permite a entrada máxima de luz natural, à semelhança de uma clarabóia (para-brisas recuado para a frente e para baixo, ausência de pilar B).

O design dos bancos combina uma estrutura impressa em 3D e uma espuma moldada numa única peça. Oferece a liberdade de criar formas inéditas e confortáveis e um estilo geométrico e simplificado que os bancos tradicionais revestidos a tecido não conseguem oferecer.

Tanto no interior como no exterior, muitos elementos são personalizáveis. Até o volante Hypersquare pode ser personalizado através de uma escolha de cores e materiais que influenciam o ambiente do habitáculo.

Uma personalização que também se estende ao exterior, desde a parte dianteira até aos pneus. Em parceria com a Peugeot, a Goodyear desenvolveu uma tecnologia laser que permite gravar, a cores, as laterais dos pneus, para criar um efeito de estilo único e inesperado.

Check-up Media Peugeot Polygon Concept 6

Os bancos do Polygon Concept têm um design com um berço em plástico reciclado (R-PET), fabricado com impressão 3D de grande escala. Uma novidade na indústria automóvel, realizada em colaboração com a empresa espanhola Nagami.

Menos peças

O Polygon Concept contém menos peças do que um veículo tradicional. Menor número de componentes significa uma viatura mais leve e, portanto, mais eficiente, cuja montagem e desmontagem no final da vida útil exigirá menos energia e tempo.

Os bancos são constituídos por três elementos principais, em vez de várias dezenas num banco tradicional: o berço, a estrutura e a espuma. Esta última, resultado de um método de fabrico concebido em colaboração com a empresa belga Sixinch, especializada em mobiliário de espuma, é constituída por uma única peça, revestida por uma camada protetora colorida.

O Peugeot Polygon Concept tem apenas duas portas XXL com abertura em borboleta, em vez das quatro portas tradicionais. A acessibilidade ao habitáculo é otimizada e a conceção e fabrico das peças são simplificadas, limitando, assim, o número de componentes em cada uma delas.

Check-up Media Peugeot Polygon Concept 7

Os embelezadores das rodas, concebidos a partir de plástico reciclado (R-PET), incluindo o sistema de fixação, são fabricados numa única peça em impressão 3D.

Neste concept, muitos elementos são facilmente substituíveis, permitindo-se que o veículo evolua com o seu proprietário, incentivando-o a mantê-lo por mais tempo. Uma abordagem que também contribui para aumentar a vida útil do automóvel.

A espuma dos bancos pode ser substituída por uma espuma de nova cor ou com um formato mais envolvente, por exemplo. O volante Hypersquare, os embelezadores das rodas e elementos personalizáveis do painel de instrumentos. podem ser facilmente substituídos para se adaptarem à evolução dos gostos e necessidades de cada um.

Um concept, três criações

E, agora, as três configurações desvendadas, pela primeira vez, na Polygon City, ilha virtual integrada no universo do jogo Fortnite. Começamos pelo “estilo” Urban. Simples, compacto e elegante, foi concebido para se integrar, perfeitamente, na paisagem urbana. As suas linhas nítidas e detalhes ultramodernos estão em harmonia com a vida citadina.

Check-up Media Peugeot Polygon Concept 8

O Player, ousado, dinâmico e inspirado na performance, distingue-se pela sua silhueta desportiva e presença forte. Concebido para parecer rápido, mesmo quando se encontra parado.

Já o Explorer, robusto, determinado e pronto para a aventura, foi criado para a exploração e apresenta um visual sólido com uma elevada distância ao solo e elementos de proteção.

Mais sobre a Peugeot aqui.

artigos relacionados

Últimas

Mecânico Virtual

Atualidade