powered by

PCC explica importância do elevador de duas colunas numa oficina

Os elevadores são parte integrante das tarefas de manutenção e reparação de veículos, sendo utilizados mais vezes por dia do que qualquer outro equipamento numa oficina.

“O elevador é dos equipamentos mais importantes numa oficina. E é parte integrante das tarefas de manutenção e reparação de veículos, sendo utilizado mais vezes por dia do que qualquer outro equipamento numa oficina. Construído para durar, o elevador de duas colunas é uma solução económica e eficaz”, começa por explicar a PCC.

“Decidir qual o elevador ideal para a oficina pode ser uma tarefa bastante exigente. Antes de se tomar qualquer decisão, é necessário considerar quais os tipos de veículos nos quais a oficina trabalha com mais frequência ou tenciona trabalhar, para garantir que é selecionada a capacidade de elevação apropriada”, acrescenta.

E deixa um conselho: “Em caso de dúvida e caso tenha o espaço necessário, pode considerar os modelos de elevador de duas colunas com maior capacidade, pois estes oferecem a possibilidade de realizar trabalhos numa diversidade maior de veículos”. A PCC dispõe de um guia simplificado onde inclui as diferenças de todos os elevadores auto por si comercializados.

O elevador de duas colunas, frequentemente citado como o elevador auto mais comum, é, como o próprio nome indica, constituído por duas colunas, sendo extremamente resistentes. “Cada coluna do elevador é constituída por um braço de suporte deslocável”, frisa a PCC.

E vai mais longe: “O elevador de duas colunas é uma alternativa económica e ocupa relativamente pouco espaço quando comparados com outros elevadores auto, como é o caso do elevador de quatro colunas”.

Existem diferentes tipos de elevadores de duas colunas. Nesse sentido, é fundamental aprender a diferença entre eles. “Os elevadores de duas colunas podem ser agrupados em elevador de duas colunas simétrico e elevador de duas colunas assimétrico”, explica a empresa de Vila Nova de Famalicão.

Os elevadores de duas colunas simétricos são os elevadores auto mais vendidos. “Estes elevadores são constituídos por duas colunas alinhadas de forma simétrica, ou seja, completamente paralelas. Isto pressupõe que cada conjunto de braços de suporte retenha 50% da carga do veículo elevado”, refere.

Já os elevadores de duas colunas assimétricos, “têm colunas que dispõem de um alinhamento na diagonal, o que perfaz que os braços de suporte possam ter comprimentos distintos”, acrescenta.

Outros tipos de elevadores de duas colunas incluem elevadores com e sem base. “Os elevadores de duas colunas com base, têm as ligações elétricas na sua base. Os elevadores de duas colunas sem base, têm as ligações elétricas na parte superior”, detalha a PCC.

E conclui: “Podemos dizer que o elevador de duas colunas sem base tem um ‘arco’ superior que liga as duas colunas. Este tipo de elevador de duas colunas não pode ser instalado caso a altura da oficina não seja considerável. Contudo, se a altura da oficina não for um problema, este elevador permite que o espaço entre as colunas fique completamente livre”.

Mais sobre a PCC aqui.

Banner_LIQUI_MOLY_875x175MFPinto_BorgWarner
R-M 300x150Glasurit_300x150WRX Wolf

artigos relacionados

Últimas

Internacional

Equipamentos

Em estrada