E se os pavimentos conseguissem abrandar a velocidade dos veículos que circulam em excesso de velocidade no interior das cidades? Ora, esta tecnologia inovadora já está pensada e está a ser desenvolvida pela start-up Pavnext.
Em que consiste? Simples: na instalação de uma estrutura na superfície do pavimento que permite captar a energia cinética do veículo e, desta forma, reduzir a velocidade das viaturas de forma autónoma.
“Sem nenhuma ação dos condutores, sem causar desconforto aos ocupantes do veículo, sem gerar ruído e sem a necessidade de qualquer dispositivo no veículo”, garante a empresa.
Segundo os responsáveis do projeto, o sistema é capaz de converter, com elevada eficiência, a energia captada dos veículos em energia elétrica. “Como os nossos dispositivos são implementados em zonas de redução de velocidade, estamos a reciclar uma energia tipicamente desperdiçada, perdida no processo de redução de velocidade, num tipo de energia útil”, explica a Pavnext.
E vai mais longe: “Além disso, armazenamos a energia elétrica produzida, para que ela possa ser usar somente quando necessário, de forma mais eficiente. Conseguimos utilizar esta energia em vários dispositivos elétricos no local, sendo uma das principais aplicações em dispositivos de segurança rodoviária. Esta energia pode, também, ser injetada na rede elétrica”.








