As pastilhas de travão para veículos elétricos devem cumprir vários requisitos: funcionar silenciosamente, gerar pouco atrito e manter um desempenho total da travagem. “As pastilhas de travão Electric Blue, da TRW, cumprem estas exigências desde o seu lançamento em 2018”, adianta a marca, em comunicado.
Embora o teor de cobre seja limitado, há vários anos, pelas especificações ditadas pelos regulamentos ECE-R90, a ZF Aftermarket “conseguiu, agora, prescindir completamente deste metal pesado”, adianta.
“A nova geração das pastilhas de travão Electric Blue está totalmente isenta de cobre, inclui uma média de 13% de materiais reciclados e dispensa totalmente solventes orgânicos”, garante.
Adicionalmente, no primeiro trimestre de 2023, como parte do relançamento da gama de produtos Electric Blue, “todos os sacos de plástico (polietileno) utilizados nas embalagens foram substituídos por sacos orgânicos, poupando mais de nove toneladas de plástico por ano”, frisa.
Mas não é só em termos de proteção ambiental que os especialistas em travagem desenvolveram ainda mais a gama de produtos Electric Blue. “O comportamento do NVH (Ruído, Vibração e Aspereza), ou seja, o conforto de condução, também melhorou. A nova geração das pastilhas de travão TRW Electric Blue pode ser reconhecida ainda pelo seu design inovador”, conclui.
Mais sobre a TRW aqui.