Com a pandemia, os automóveis ganharam importância e tornaram-se parte integrante dos hábitos de viagem e de lazer de muitas pessoas”. Esta é uma das principais constatações do Estudo de Mobilidade da Continental 2022, que a empresa infas realizou em todo o mundo.
Segundo o estudo, “a maioria das pessoas considera o automóvel como uma parte essencial da sua mobilidade e do seu espaço de vida pessoal. 54% dos inquiridos no estudo vê o seu carro como um local de refúgio. Mais de metade (53%) utiliza o automóvel ou autocaravana para viagens de férias”.
Mais: “Num contexto de longas filas nos aeroportos, com constantes atrasos e cancelamentos de voos, transportes públicos cancelados ou sobrelotados, a segurança e conforto do carro tornaram-se mais importantes para 61% dos inquiridos quando se trata das férias”, revela.
“A grande maioria dos que relataram ter viajado durante a pandemia afirmaram, no decorrer do estudo, que pretendem continuar a utilizar o carro (84%) ou a autocaravana (60%) tanto, ou até mais, quando a pandemia tiver terminado”, dá conta o estudo.
As pessoas querem viajar de forma segura, conveniente e com liberdade. “Esta é a tendência geral revelada pelo estudo. As pessoas querem que a condução seja mais segura e mais conveniente, mas, também, mais sustentáve – e querem que se enquadre no seu estilo de vida pessoal. Mais de metade dos participantes no estudo (55%) utilizaram o carro com maior frequência desde o início da pandemia”, acrescenta a mesma fonte.
Soluções à medida
Com um vasto portefólio de produtos e inovações, a Continental fornece soluções à medida das exigências da mobilidade. A tecnologia e os componentes que a Continental está a fornecer para o novo Volkswagen ID. Buzz é um exemplo.
“A mais recente adição à famosa linha da VW estabelece novos padrões para um estilo de vida e uma mobilidade cada vez mais consciente e orientada para a liberdade, ao mesmo tempo que se concentra na sustentabilidade”, diz. Como parceiro da Volkswagen, a Continental desempenhou um papel significativo na conceção e desenvolvimento do ID. Buzz.
“A empresa tecnológica deu importantes contributos em praticamente todas as áreas do furgão de culto – do software à arquitetura central de computadores, passando por travões e pelo sofisticado sistema de gestão térmica para arrefecimento das baterias, por exemplo”, explica, em comunicado.
“A Continental fornece uma variedade de componentes de elevado desempenho, desenvolvidos internamente, incluindo o In-Car Application Server 1 (ICAS 1) – centro de dados no veículo, que atua como interface entre o ID. Buzz e o mundo digital”, frisa.
“Desenvolvido pela Continental, em estreita colaboração com a sua subsidiária Elekrobit, o computador central de alto desempenho, que também fornece o sistema operativo, permite que novas funções de software e atualizações de segurança sejam instaladas no veículo em qualquer altura através de uma ligação sem fios”, explica.
“Ao mesmo tempo, o ICAS 1 oferece um planeamento de rotas otimizado e localiza estações de carregamento, tornando a viagem ‘elétrica’ mais fácil e mais conveniente”, acrescenta a empresa, em comunicado.
A Continental também desenvolveu uma função chamada plug-and-load para o ICAS 1, através da qual o software do servidor é capaz de autenticar o veículo registado nas estações de carregamento suportadas quando o cabo de carregamento está ligado, tanto no país de residência como no estrangeiro.
Também cuida do processo de carregamento e pagamento com base no contrato utilizado. Além disso, a Continental contribuiu com os seus conhecimentos tecnológicos para o sistema de gestão térmica, pneus e materiais interiores do ID. Buzz.
“O veículo está equipado com os pneus de verão EcoContact 6 Q, da Continental, que são montados em jantes 19’’ e 20’’. Graças a uma resistência ao rolamento particularmente baixa, os pneus poupam energia e têm o maior alcance possível entre os ciclos de carga”, afirma.
“A tecnologia ContiSeal é, também, especialmente adequada aos requisitos do ID. Buzz. No caso de furos causados por objetos com um diâmetro até cinco milímetros, sela, de forma fiável, o piso, evitando cerca de 90% dos danos”, sublinha.
Os veículos elétricos colocam exigências particularmente elevadas aos sistemas de gestão térmica, com vários circuitos de arrefecimento necessários para as baterias, a fim de assegurar a longa duração da mesma. “Entre outros componentes, a Continental fornece os sensores das baterias e as linhas de refrigeração para o ID. Buzz”, dá conta.
E vai mais longe: “Ao selecionar a combinação de materiais instalados no habitáculo, tais como couro artificial Acella PVC para as inserções das portas, a Continental pôde aproveitar a sua experiência com o carro conceptual AMBIENC3, que foi desenvolvido com base num monovolume VW T2”.
A concluir, refere que “na qualidade de especialista em superfícies, a empresa de tecnologia está, assim, a conduzir a mudança de interiores de veículos puramente funcionais para espaços de vida e de trabalho móveis e na moda”.
Mais sobre a Continental aqui.