“Na noite de 26 para 27 de outubro, a hora será alterada nos relógios, o que significa que escurecerá 24 horas mais cedo. As condições climatéricas mais desfavoráveis, como a chuva e o nevoeiro, tornam a visibilidade nas estradas ainda mais difícil”, começa por explicar a ams OSRAM.
“Ao contrário da hora de verão, os intervenientes no trânsito, como condutores, motociclistas e ciclistas, estão expostos a maior risco de acidente. Para atravessar o outono e o inverno em segurança, é importante prestar atenção à iluminação adequada do veículo”, acrescenta.
“A OSRAM Automotive mostra como situações perigosas e acidentes podem ser facilmente evitados durante a estação escura com apenas algumas dicas – por exemplo, com um teste de iluminação em outubro”, conta.
Época perigosa
Quando se trata de preparar os automóveis para o inverno, pensa-se muitas vezes, sobretudo, nos pneus. “A iluminação dos automóveis ocupa, regularmente, o terceiro lugar entre os defeitos técnicos dos veículos detetados em investigações de acidentes que envolvem danos pessoais”, revela.
“Em 2023, um em cada quatro automóveis circulava na estrada com iluminação deficiente. Os meses de inverno são uma época perigosa, especialmente para os peões, porque, depois do anoitecer, o risco de não serem vistos pelos condutores aumenta significativamente, como demonstra o aumento do número de acidentes entre novembro e janeiro”, dá conta o comunicado.
A iluminação correta dos veículos é particularmente importante para proteger não só este grupo particularmente vulnerável, mas, também, o condutor e todos os outros utilizadores da estrada.
“É necessário ser visto em tempo útil pelos peões e outros utilizadores da estrada, pelo que é vital que os faróis e as luzes traseiras estejam em boas condições de funcionamento. Só assim é que eles emitirão luz suficiente para o deixar ver obstáculos e perigos o mais cedo possível”, alerta.
“A iluminação adequada reduz, significativamente, o risco de acidentes, especialmente em áreas rurais e com mau tempo”, afirma Carsten Setzer, vice-presidente da Gestão do Ciclo de Vida do Produto da ams OSRAM.
Dicas úteis
Verificações regulares: “Os faróis precisam de ser corretamente ajustados para iluminarem a estrada de forma adequada e não encandearem os condutores que se aproximam. Os ajustes dos faróis devem, portanto, ser verificados regularmente”, aconselha a empresa.
“Para garantir a segurança, é melhor levar o carro a uma oficina. As oficinas oferecem, normalmente, um teste de luzes em que todas as lâmpadas são verificadas por profissionais”, reforça.
Limpe as luzes: “A sujidade nos faróis e nas luzes traseiras é um risco de segurança facilmente evitável, mas uma causa comum de redução do desempenho. Deve verificar, regularmente, se os faróis estão limpos, especialmente durante os meses de inverno”, diz.
E acrescenta: “Os salpicos, a neve e a lama podem formar, rapidamente, uma película de sujidade sobre os faróis, que, muitas vezes, passa despercebida. Importante: não tente polir faróis mate ou riscados. A única solução para estes casos é substituí-los por faróis novos ou quase novos”.
Substituir as lâmpadas defeituosas: “As lâmpadas avariadas devem ser substituídas imediatamente. Certifique-se de que as lâmpadas de substituição são do tipo e potência corretos e que estão aprovadas para utilização em estrada”, frisa.
“As mais recentes lâmpadas de halogéneo e LED de elevado desempenho para veículos não só são mais brilhantes do que as suas antecessoras, como, também, o seu feixe se estende mais. Isto significa que os condutores têm mais frações de segundos para reagir a emergências, o que pode fazer a diferença entre a vida e a morte”, sublinha a OSRAM, no mesmo documento.
Utilizar faróis de nevoeiro: “As luzes de nevoeiro são extremamente úteis em caso de nevoeiro intenso ou neve, porque iluminam melhor a estrada e otimizam a visibilidade. No entanto, não devem encandear os outros utilizadores da estrada, pelo que só devem ser utilizadas quando a visibilidade é reduzida devido às condições meteorológicas, caso contrário, pode ser multado”, afirma.
Que mais pode fazer para tornar a condução mais segura no outono e no inverno? “Ajustar a velocidade: deve ajustar a sua velocidade às condições, especialmente se a visibilidade for má ou as estradas estiverem escorregadias”, sublinha a mesma fonte.
“Mantenha-se mais afastado do que o habitual do veículo da frente para ter mais tempo para reagir. Isso fará toda a diferença se tiver de travar de repente”, afirma a empresa.
Conduza de forma defensiva: “Antecipar as ações dos outros utilizadores da estrada e estar preparado para reagir a situações inesperadas é particularmente importante no outono e no inverno. E ainda mais se a visibilidade for má ou as estradas estiverem escorregadias”, conclui.
Mais sobre a OSRAM aqui.