Todos os verões, as imagens repetem-se: carros imobilizados na berma, muitas vezes por falhas que poderiam ter sido evitadas.
Para reduzir estes riscos e promover viagens mais seguras, a Euromaster, especialista em manutenção automóvel, recomenda uma verificação cuidada de oito pontos essenciais na Operação Férias de verão de 2025.
Com as oito verificações que seguem, a Euromaster reforça que “prevenir é sempre mais seguro — e económico — do que reparar, garantindo que as férias começam e acabam como planeado: na estrada, mas sempre em movimento”.
“São o único ponto de contacto com o asfalto e, por isso, merecem atenção redobrada”, recorda a Euromaster.
“A profundidade mínima legal é de 1,6 mm, mas a Euromaster aconselha, pelo menos, 2 mm para maior segurança. A pressão de insuflação deve seguir as indicações do fabricante, garantindo, assim, aderência e maior durabilidade”, diz.
“Pastilhas, discos e fluido devem ser inspecionados. A Euromaster lembra que uma resposta rápida dos travões pode evitar acidentes graves”, alerta.
“Verifique o nível e o estado do líquido de refrigeração para prevenir sobreaquecimento, um dos problemas mais comuns nas longas viagens de verão”, aconselha a Euromaster.
“Um motor com lubrificação insuficiente pode sofrer danos irreversíveis. A Euromaster recomenda verificar, também, o estado do filtro”, pode ler-se.
“Calor e utilização intensiva dos equipamentos elétricos exigem mais da bateria. Testar a carga antes da viagem evita surpresas desagradáveis”, defende.
“Garantir que todas as luzes funcionam corretamente é fundamental para a visibilidade e comunicação com outros condutores”, afirma.
“Uma visibilidade comprometida aumenta o risco de acidente. Substituir escovas desgastadas e encher o reservatório é simples e eficaz”, avisa.
“A Euromaster lembra que é obrigatório ter triângulo, colete refletor e, preferencialmente, um kit com lanterna, luvas e primeiros socorros”, refere.
Mais sobre a Euromaster aqui.