Opel Kadett B celebra 60 anos: o compacto que marcou gerações

O Kadett B celebra seis décadas. O modelo que popularizou a Opel, brilhou nos ralis, teve versões elétricas e abriu caminho ao Astra.
Check-up Media Opel Kadett B

Há 60 anos, no IAA de Frankfurt de 1965, a Opel surpreendia o público e os especialistas com dois modelos que se tornariam lendários: o Kadett B e o Experimental GT, o primeiro concept car de uma marca europeia. O compacto conquistou logo o mercado e viria a ser o primeiro Opel a atingir um milhão de unidades vendidas, símbolo da mobilidade acessível, prática e versátil.

Ícone do desporto

Disponível em várias versões – sedan de duas ou quatro portas, station wagon e o célebre “Gill Coupé” –, o Kadett B destacou-se pelo espaço, conforto e preço competitivo. “A alcunha do coupé nasceu das três entradas de ar no pilar B, que lhe conferiam um ar dinâmico e distinto”, refere a Opel.

“Já o Rallye-Kadett, transformou-se num ícone do desporto automóvel acessível, com motorizações de até 1,9 litros e chassis desportivo”, conta. “Em competição, somou sucessos notáveis, incluindo vitórias no Tour d’Europe (1967) e no Rallye de Monte Carlo, onde se destacou na sua classe”, sublinha a marca germânica.

A diversidade da gama foi outro fator-chave para o seu sucesso: até oito estilos de carroçaria, quatro motorizações e até experiências pioneiras em propulsão elétrica. Em 1969, surgiu o protótipo híbrido Stir-Lec I, seguido em 1970 pelo Kadett XEP, totalmente elétrico – muito antes de a eletrificação ser tendência.

Check-up Media Opel Kadett B Astra
Inspiração premium

O prestígio do modelo levou a Opel a criar, também, o Olympia A em 1967, “uma variante mais sofisticada, com equipamento reforçado e acabamentos de inspiração premium, que se posicionava entre o Kadett e o Rekord”, revela a Opel, em comunicado.

Produzido até 1973 e vendido em mais de 120 países, o Kadett B cimentou o estatuto da Opel no segmento dos compactos, forneceu a base técnica para o Opel GT e “abriu o caminho para sucessores de igual relevância”, pode ler-se no mesmo documento.

“Hoje, o Astra é quem carrega esse legado, oferecendo a maior variedade de motorizações da marca – desde motores de combustão eficientes a híbridos e ao Astra Electric”, diz.

No IAA Mobility 2025, em Munique, a Opel promete “retomar essa tradição, apresentando um novo concept que dá continuidade a seis décadas de inovação e visão de futuro”, conclui a marca.

Mais sobre a Opel aqui.

artigos relacionados

Últimas

Em estrada