powered by

OPCO disponibiliza mais de 30 formações neste segundo semestre

Sediada em Azeitão e com presença no mercado português desde 2006, a OPCO presta serviços de consultoria, formação e auditoria à indústria. Entre as quais, a automóvel.

Antes de mais, um enquadramento sobre quem é a OPCO. Sediada em Azeitão e com presença no mercado português desde 2006, a OPCO presta serviços de consultoria, formação e auditoria à indústria. Entre as quais, a automóvel.

A empresa opera na indústria em geral, inclusive na aeronáutica, e é, sobretudo, uma referência na indústria automóvel, graças à equipa de profissionais de engenharia com experiência profissional no setor.

Em Portugal, a OPCO é parceira das empresas VDA, FIEV, SMMT e ODETTE. O seu propósito é informar, formar e qualificar com flexibilidade, rapidez de resposta e inovação.

A equipa de formação da OPCO é constituída por três homens e uma mulher. São eles Marcelo Cláudio, Pedro Silva (na foto acima), Rui Aguiar e Vânia Azevedo.

Marcelo Cláudio trabalhou em ambiente industrial automóvel durante 23 anos nas diferentes áreas de Gestão da Qualidade e passou por alguns dos principais Tier 1 e Tier 2, com experiência acumulada em vários OEM.

Já Pedro Silva, tem mais de 20 anos de experiência sobretudo em OEM e fornecedores da indústria automóvel, apoiando organizações na melhoria do seu desempenho e no alcance da certificação SGQ.

https://www.youtube.com/watch?v=iB6UYlpAbbk

Quanto a Rui Aguiar, trabalhou nas indústrias automóvel e aeronáutica durante 27 anos e especializou-se em ferramentas de qualidade e produtividade, sendo formador qualificado em Six Sigma e KPO (Kaizen Promotion Officer).

No caso de Vânia Azevedo, que atua no desenvolvimento de novos negócios e apoia clientes diretamente no terreno, é formadora qualificada VDA QMC e auditora-coordenadora ISO 9001, IATF 16949 e VDA 6.3.

Vânia Azevedo conta ainda com uma bolsa de vários formadores e consultores externos, altamente especializados nas suas áreas de atuação (indústria automóvel, ambiente, segurança, energia, farmacêutica e alimentar, entre outras).

“Cada vez mais sustentável e cada vez mais económico. É este o mantra atual dos construtores de automóveis. Sob permanente pressão do mercado e com prazos reduzidos de investigação e desenvolvimento, ‘apertam’, por sua vez, com os fornecedores de componentes”, começa por referir a OPCO, em comunicado.

“É essencial que as empresas portuguesas acompanhem a evolução com atenção e se mantenham perfeitamente qualificadas”, sublinha Pedro Silva, diretor-geral da consultora e formadora OPCO, que oferece mais de 30 ações de formação entre julho e dezembro de 2023.

As sessões serão realizadas online em horário laboral e é possível fazer inscrições até à última hora. Quanto aos conteúdos, transmitem competências específicas dos mais diversos segmentos do setor, como, por exemplo, logística, desenvolvimento de processos e de produtos, responsabilidade civil, core tools exigidas pela indústria, controlo de produção, medição, prevenção de falhas e preparação de auditorias.

“Queremos ajudar as empresas, nesta realidade particularmente exigente, com os nossos conhecimentos específicos e do mercado, com toda a nossa experiência prática para poderem continuar a cumprir os requisitos da indústria e seguir o rumo de qualidade, de produtividade e de melhoria contínua”, sublinha Pedro Silva.

Com mais de 25 anos de experiência sobretudo em OEM e fornecedores da indústria automóvel, como profissional nas áreas da qualidade, engenharia, produção/processo e direção de fábrica e, agora, como formador, consultor e auditor, o engenheiro mecânico reuniu uma equipa de especialistas com experiência de terreno para dar suporte e formação certificada às empresas da indústria automóvel.

Check-up Media online training

“Com uma média de mais de 1.200 profissionais qualificados por ano, acredito que o sucesso da nossa academia se deve ao facto de falarmos a língua dos profissionais da indústria automóvel. Assim, fazemos mesmo parte da equipa”, explica o diretor-geral da OPCO.

“Outro ponto forte, para além desta postura de parceria, é a OPCO ser parceira e licenciada pela Associação da Indústria Automóvel Alemã (VDA) em Portugal. Traduzimos os manuais de requisitos da VDA para português e estamos sempre a par das tendências e necessidades específicas da indústria”, acrescenta Pedro Silva.

A agenda completa das 30 ações de qualificação e formação está disponível no website da OPCO. Em julho, já nos dias 17 e 18, acontece a ação “MMOG/LE v6 – Materials Management and Logistics Assessment”.

De 17 a 19 deste mês, terá lugar a ação “IATF 16949 – Qualificação de Auditor 1.ª / 2.ª parte”. A 24 de julho, será a vez de “5’S e Gestão Visual” e nos dias 25 e 26 de julho realizar-se-á a “Automotive Core Tools for Process and System Auditors”.

Já a 27 e 28 de julho, será a vez da “Metrologia e calibração”, para, no dia 31 de julho, o mês encerrar com “VDA 16 – Superfícies decorativas de acessórios e peças funcionais nas áreas externas e internas de automóveis”.

As ações da OPCO destinam-se a um número máximo de 12 participantes por sessão. As inscrições podem ser realizadas diretamente no website da empresa formadora, que é certificada pela DGERT, com um Sistema de Gestão da Qualidade certificado pela BVC, de acordo com a norma ISO 9001.

logotipo Liqui MolyAD Parts m-recCheck-up Media aserAuto m-rec
m-rec krautliZF Aftermarket 300 x 150m-rec RPL Clima
Pneus YokohamaKYB M-RecDayco

artigos relacionados

Últimas

Pesados

Repintura