Todos os anos, os designers da Divisão de Revestimentos (Coatings) da BASF criam uma nova coleção de cores para inspirar os criativos de automóveis em todo o mundo. Este ano, a inteligência não humana foi um forte impulsionador para a criação da coleção “On Volude” da Automotive Color Trends da BASF para 2023-2024.
“Quando os designers da BASF analisaram o que os sinais de tendência lhes diziam, perceberam que era hora de uma atualização de cores, já que a clássica roda de cores de automóveis já teve os seus dias. Surgiram matizes não clássicas, impulsionando as cores através de uma série de mudanças que refletem um clima positivo, com foco em tons mais claros e na exploração de novos e expressivos espaços de cores”, avança a BASF, em comunicado.
“’On Volude’ oferece cores emocionantes que também adotam um foco cada vez maior na sustentabilidade e funcionalidade. À medida que os clientes confiam na coleção da BASF para projetar cores de automóveis para os seus futuros modelos, veremos a nova direção na estrada ou na entrada de modelos nos próximos três a cinco anos modelo”, sublinha a empresa.
EMEA: explorar recursos além da posição das cores
“A paleta para a Europa, Médio Oriente e África (EMEA) destaca as cores bege brilhantes. Os pastéis também desempenham um papel importante, introduzindo posições interessantes de cores não automóveis no design” explica a BASF.
“Como visto em toda a coleção ‘On Volude’, as cores na região EMEA exploram recursos muito além da posição da cor. Adicionam matérias-primas sustentáveis e recicladas, conceitos compatíveis com LiDAR e RADAR e superfícies táteis”, salienta.
“As cores expressivas refletem a nossa vontade de comunicar e falar”, afirma Mark Gutjahr, responsável pelo Automotive Color Design na EMEA.
“Quando trazemos cores não automóveis para o mix, ampliamos ainda mais essa conversa para novos e emocionantes espaços de cores”, acrescenta o responsável.
Ásia-Pacífico: abordagens realistas, conceitos sustentáveis
“Para a ‘On Volude’, os designers da Ásia-Pacífico (APAC) exploraram e enriqueceram os importantes espaços de cores para brancos e cinzas, enquanto novos espaços de cores aventureiros, como o verde pastel brilhante e o vermelho fluorescente, oferecem novas expressões para dar resposta à crescente individualidade dos compradores de automóveis na APAC”, esclarece a BASF.
“A coleção mostra abordagens realistas para materiais sustentáveis, processos sustentáveis e uma diversidade de conceitos e efeitos sustentáveis”, acrescenta a mesma fonte.
“Esta paleta pode criar harmonias de cores incríveis que são interações futurísticas, modernas e divertidas entre combinações de cores e efeitos”, diz Chiharu Matsuhara, chefe de Design de Cores para Automóveis na APAC. “Esses conceitos sustentáveis são reinventados de uma forma mais realista, impulsionando a liderança da BASF em sustentabilidade”, reforça a mesma fonte.
Américas: cores evoluindo em funcionalidade
“A paleta das Américas procura otimismo e divergência que celebra possibilidades em todos os modos de arte e design. Os espaços de cores estão a evoluir em funcionalidade enquanto aumentam a emoção”, refere o documento.
“A coleção apresenta tons mais suaves, texturas minimizadas e movimentos subtis que aspiram a objetivos futuros próximos e distantes. As cores nas Américas contribuem para efeitos de arrefecimento no veículo com reflexo solar, trabalham com conceitos de mobilidade baseados em sensores e exploram mais abordagens com fornecimento responsável de matérias-primas”, acrescenta.
“Na coleção deste ano, os tons pastéis e médios vermelhos são substituídos por efeitos restauradores de amarelo e verde, sugerindo renovação”, revela Liz Hoffman, responsável de Design de Cores para Automóveis nas Américas. “A conexão complementa tanto os espaços de cores aterrados quanto as fugas de outro mundo. Isso mostra a evolução da mentalidade no design automóvel”, afirma.
Experiência em cores dos revestimentos BASF
“Todos os anos, os designers da Divisão de Revestimentos da BASF estudam tendências futuras que utilizam como base para o desenvolvimento de posições de superfície, textura e cor. Inspiram-se na indústria, moda, produtos de consumo, natureza, tecnologia e muito mais. Esta pesquisa é partilhada com clientes da BASF e projetistas de automóveis para impulsionar futuros planos de produção em massa”, sublinha a empresa.
“On Volude” contém conceitos funcionais com abordagens realistas. “Os designers da BASF estabeleceram uma referência global em cores, concentrando-se, também, na tecnologia e na inovação, que são impulsionadores importantes para a indústria. O objetivo é dar resposta a esses requisitos funcionais e, ao mesmo tempo, ser visualmente emocionante e tátil”, conclui.
Mais sobre a BASF aqui.