“Um dos pilares do êxito da Olipes, empresa espanhola especializada no desenvolvimento e no fabrico de óleos e massas lubrificantes, líquidos de refrigeração-anticongelantes, óleos de travões e outros fluidos da máxima qualidade e elevado valor acrescentado para automóveis, indústria, transporte e maquinaria agrícola e pesada, é o investimento em investigação e desenvolvimento”, adianta o comunicado.
“Como resultado desta aposta na investigação, a empresa cria, anualmente, múltiplas formulações novas em todas as suas linhas de produtos. Durante o inverno, a Olipes reformulou todos os seus anticongelantes orgânicos para substituir o ácido 2-etil-hexanoico”, acrescenta.
“Desta forma”, diz, “adaptam-se ao Regulamento Europeu EU 2022/692 e evita-se que fiquem relegados exclusivamente aos profissionais qualificados que fazem uso das pertinentes medidas de segurança”.
E vai mais longe: “A linha de anticongelantes orgânicos, com esta nova formulação, garante as mesmas prestações e especificações técnicas. O utilizador final não vai notar este avanço na segurança do produto, porque a etiquetagem final de perigosidade não é afetada nem há variação nos pictogramas e frases de segurança que se encontram na embalagem”.
Entre os líquidos de refrigeração-anticongelantes da Olipes de uso direto, os mais populares são G12+ e G12++. “Ambos oferecem proteção contra o frio até -37°C, enquanto o seu ponto de ebulição se atrasa até 145°C”, explica a empresa espanhola.
“Além disso, os seus aditivos 100 % orgânicos, de última geração, protegem, de forma eficaz, os novos radiadores de alumínio e os que são feitos com ligas de alumínio/magnésio, fundição ou cobre. E, o que é mais importante para o utilizador, têm uma longa vida útil”, reforça.
Importância decisiva
Eis, agora, os seus principais trunfos: “Até 650 mil km ou cinco anos em veículos pesados de transporte e autocarros; até 8.000 horas ou cinco anos em maquinaria de obras públicas e agrícola; até 250 mil km ou cinco anos em veículos ligeiros; até 32.000 horas ou cinco anos em motores estacionários”, pode ler-se no mesmo documento.
Os líquidos de refrigeração-anticongelantes Olipes de uso direto estão disponíveis em formatos de 5 L, 20 L, 200 L e 1.000 L. “Convém frisar que é o líquido de refrigeração-anticongelante que, juntamente com o lubrificante, se encarrega de dissipar o calor das partes do motor que alcançam as temperaturas mais elevadas”, recorda a Olipes.
Mais: “O seu trabalho é fundamental para que o propulsor funcione perfeitamente e à temperatura necessária, o que é essencial para se evitarem avarias e prolongar a vida útil do motor. Além disso, como o seu próprio nome indica, quando o frio chega, também se encarrega de fazer com que este líquido não fique congelado, expandindo-se e danificando o interior do propulsor”, enfatiza.
“Na Olipes sempre nos temos sentido especialmente orgulhosos do nosso Departamento de I+D+i. O seu trabalho é fundamental na criação de novos produtos, mas também o é quando se torna necessária proceder a uma alteração de formulação para se cumprir a nova legislação europeia”, dá conta Fernando Díaz, diretor-geral executivo adjunto da Olipes.
“No caso dos líquidos de refrigeração-anticongelantes orgânicos, fomos para além da simples substituição de um aditivo por outro, para eliminarmos a potencial perigosidade detetada”, garante.
E conclui: “Certificamo-nos de que as prestações e especificações técnicas não variaram em relação à formulação anterior, de forma que os nossos clientes até podem estar mais sossegados do que antes ao usar o produto, porque a sua qualidade e segurança estão garantidas”.
Mais sobre a Olipes aqui.