A Olipes, especializada no desenvolvimento e fabrico de óleos e massas lubrificantes, líquidos de refrigeração/anti-congelantes, líquidos de travões e outros fluidos da mais alta qualidade e de elevado valor acrescentado para os setores automóvel, industrial, transportes, agrícola e maquinaria pesada, atualizou as especificações dos seus produtos.
Acreditada com o Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001 e com o Sistema de Gestão Ambiental ISO 14001, a empresa espanhola procedeu a um update da documentação técnica associada aos produtos para veículos comerciais em função da nova versão das especificações ACEA (Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis) e das normas Daimler Trucks.
“As categorias de baixo teor de SAPS/“CSFE (Cinzas sulfatadas-Fósforo-Enxofre)”, compatíveis com os motores Euro VI e anteriores com filtros de partículas incorporados, ACEA E6-2016 (período de mudança alargado) e ACEA E9-2016 (período de mudança normal), foram substituídas por ACEA E8-2022 e ACEA E11-2022, respetivamente”, explica.
“Ao mesmo tempo, as categorias SAPS elevadas, ACEA E4 e ACEA E7, permanecem em vigor. Já a atualização na Daimler AG, deve-se à divisão em Mercedes-Benz (automóveis e furgões), mantendo as mesmas normas MB 229.xx Daimler Trucks (veículos comerciais), criando novas especificações sob a nomenclatura (DTFR) – “Daimler Truck Fluid Releases”, que substituirão, gradualmente, as anteriores MB 228.xx”, acrescenta.
E conclui: “Neste sentido, não existe qualquer diferença técnica entre as duas especificações, mas, simplesmente, uma mudança de nomenclatura”.
Mais sobre a Olipes aqui.