powered by

Óleo do compressor escuro? A RPL Clima revela os possíveis motivos

O compressor é, porventura, o elemento mais importante do sistema de ar condicionado. Em conjunto com a válvula de expansão, o evaporador e o condensador, formam o ciclo básico do sistema de refrigeração.

Especialista em climatização automóvel e frio de transporte, a RPL Clima revela os cinco possíveis motivos que podem estar na origem do escurecimento do óleo do compressor.

“Além da função de circulação de gás no sistema, o compressor tem como finalidade comprimir o gás refrigerante que foi absorvido na forma gasosa à baixa pressão, libertando-o na forma gasosa à alta pressão, através de pistões, palhetas ou espiral internos”, explica a empresa liderada pela dupla Rui Pedro e Rui Lopes.

E deixa um alerta: “As avarias mecânicas podem ocorrer e o lubrificante é um elemento essencial para que o compressor se mantenha em movimento. O óleo, normalmente, não sofre desgaste, mas quando começa a ficar muito escuro, com impurezas, existe a possibilidade de provocar uma avaria no compressor e, consequentemente, em todo o sistema de refrigeração”.

Nesse sentido, a RPL Clima, que, recorde-se, disponibiliza uma vasta gama de soluções para climatização automóvel, recebendo a confiança dos grandes fabricantes de compressores e lubrificantes (Denso, Sanden, Delphi, Errecom), revela os cinco motivos mais comuns que podem originar a mudança de cor ou desgaste do óleo.

Mais sobre a RPL Clima aqui.

1

Falta de lubrificação ou quantidade incorreta em relação à recomenda pelo fabricante do compressor.

2

Circuito contaminado: a presença de humidade dá origem a que o óleo contaminado circule e perca as suas características principais. Ao circular livremente pelo circuito, vai danificar o compressor e, posteriormente, provocar uma avaria no sistema de ar condicionado do veículo.

3

Entupimento no circuito de ar condicionado: a carga excessiva de óleo pode entupir o condensador, a válvula de expansão ou bloquear o compressor.

4

Falta de ventilação ou ventilação incorreta no radiador de ar condicionado (condensador) gera sobreaquecimento no seu interior.

5

Periféricos do circuito de ar condicionado com anomalia: obrigam o compressor a trabalhar excessivamente e, por vezes, sem desligar.

Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade
SKFEuromais peças e pneusLogo_Mewa_300x150FUCHS_logo_300x150_mSoc. Coercial C. Santos

Soc. C Santos

liquimoly_300x150_m

artigos relacionados

Últimas

Atualidade