powered by

Conselhos para aumentar a esperança de vida do motor

O motor do automóvel deve ser cuidado como se de um coração se tratasse. Nada funcionará em condições se ele estiver danificado.

Cuidar do motor de um automóvel é como zelar pela boa forma do seu coração. Sem este estar em condições, nada funcionará corretamente. O mais importante, em ambos os casos, é ir cuidando, regularmente, da sua saúde.

No caso do motor do veículo, existem, desde logo, oito conselhos que deverão ser tidos em consideração, para não danificá-lo. Mais: para aumentar a sua esperança de vida.

• Nunca deixe passar muito tempo sem verificar o nível de óleo do motor. A falta de óleo no sistema pode causar um desgaste abrasivo das peças do motor.

• Para evitar problemas, mude o óleo do motor e o filtro conforme conste do livro de revisões. O aumento do tempo contamina os lubrificantes e retira-lhes as suas propriedades. Já agora, tenha presente que uma condução mais agressiva faz com que o óleo do motor possa degradar-se duas vezes mais depressa.

• Mantenha a temperatura funcional do motor. E não se esqueça: o sobreaquecimento ou o aquecimento demasiado lento podem danificar, a prazo, o motor.

• Confirme se todos os sensores estão a funcionar corretamente. Caso as leituras estejam incorretas, também isso poderá ser prejudicial e levar a avarias desnecessárias do motor.

• Substitua o filtro de ar de forma regular. A sujidade do ar que entra no motor pode danificá-lo seriamente.

• Nunca utilize velas de ignição gastas. Estas sobrecarregam demasiado o motor e provocam a batida de bielas.

• Verifique, regularmente, as peças do comando das válvulas. Uma correia (ou um sensor) danificada poderá causar uma baixa pressão dos cilindros.

• Opte por abastecer o veículo com combustíveis de elevada qualidade, uma vez que estes ajudarão a reduzir os resíduos de carbono nas câmaras de combustão, prolongando, desta forma, a vida do sistema de combusível do automóvel.

artigos relacionados

Últimas

Internacional

Internacional

Pneus