A mais recente criação da Deus Automobiles, apresentada no Salão Automóvel de Nova Iorque, promete ser o “Senhor Todo-o-Poderoso” dos veículos elétricos. De nome Vayanne (pronuncial-se “vy-ahn”, em referência a Viena, sede da marca austríaca), trata-se de um supercarro elétrico que pretende conquistar o trono entre os da sua categoria.
Argumentos para tal não lhe faltam: com 2.200 cv (e 2.000 Nm) é mais potente do que o Lotus Evija (2.000 cv/1.700 Nm) e do que o Rimac Nevera (1.914 cv/2.360 Nm), ultrapassando-os, também, em prestações puras. Para o Vayanne, a Deus anuncia uma velocidade máxima superior a 400 km/h e apenas 1,99 segundos para cumprrir o arranque dos 0 aos 100 km/h.
Para alcançar estes números impressionantes, a Deus Automobiles recorreu a uma parceria técnica com a Williams Advanced Engineering, uma spin-off da equipa de Fórmula 1 britânica, em estreita colaboração com a Italdesign, responsável pelas linhas futuristas da carroçaria, que está a apenas 12 cm do asfalto, com a grelha dianteira e a traseira a recriarem o símbolo do infinito.
Tanto quando se apurou, até ao momento, o Vayanne terá uma série limitada a 99 unidades, por preços que deverão rondar os três milhões de euros. As primeiras entregas do superdesportivo elétrico estão previstas para 2025.