“Um sonho concretizou-se numa quinta próspera. A empresa Sandgården é a história de Peter Jonzon e da sua família que transformaram 70 hectares de terra em Vejbystrand, no sul da Suécia, num modelo de agricultura sustentável e inovadora”, começa por contar a BKT.
A chave do seu sucesso reside no profundo empenho com a agricultura sustentável. “Instalámos painéis solares para alimentar a nossa casa, os sistemas de irrigação e todas as atividades de pré-colheita da batata”, explica Pether Jonzon.
No entanto, a integração da “tecnologia verde” não se fica por aqui, estendendo-se, também, ao seu equipamento agrícola. Ao longo de mais de uma década, a quinta decidiu confiar na BKT e utilizar os pneus da multinacional indiana nas máquinas agrícolas.
Petronella Jonzon elogia a qualidade e a durabilidade dos produtos BKT, que são essenciais devido às frequentes deslocações. “Escolhemos os pneus BKT porque nos deslocamos continuamente da quinta para os campos e reparámos que os produtos BKT duram muito tempo, o que significa que a sua sustentabilidade é excelente”, afirma.
“Os pneus BKT são mais do que apenas ferramentas: são verdadeiros companheiros de trabalho para os agricultores. Séries de modelos como AGRIMAX RT 855, AGRIMAX SPARGO, AGRIMAX RT 945 e AGRIMAX RT 955 foram desenvolvidas para fornecer alta capacidade de carga e tração otimizada enquanto reduz a compactação do solo”, pode ler-se no comunicado.
Segundo a BKT, “tal garante operações de elevado desempenho nas lavouras sem comprometer a vitalidade e a produtividade do solo. Além disso, esses pneus são a combinação perfeita de desempenho, durabilidade e conforto para o sutilizadores”.
Pether Jonzon subscreve a afirmação na íntegra: “Utilizamos equipamentos de precisão para muito trabalho de campo e é aí que entram os produtos BKT. Os pneus são ótimos de se ter”.
E vai mais longe: “Com uma grande capacidade de autolimpeza que não afunda no solo, estes pneus são perfeitos para todas as nossas operações de rotina, mesmo quando as condições climatéricas não facilitam o nosso trabalho”.
O projeto de sustentabilidade e prosperidade da Quinta Sandgården encontrou, na BKT, um aliado valioso, já que a multinacional indiana é um parceiro que partilha a sua dedicação ao ambiente, à economia circular e à inovação tecnológica.
Um aspeto fundamental da sua atividade é a participação na associação SydGrönt, que é gerida inteiramente por agricultores. “Somos membros da SydGrönt, associação à qual confiamos a venda de todos os nossos produtos”, frisa Pether Jonzon.
O objetivo da SydGrönt passa por desenvolver, vender e distribuir uma variedade moderna de frutas e legumes cultivados na Suécia, garantindo que os produtos dos seus membros cheguem aos consumidores suecos confortavelmente.
O último capítulo desta história de sucesso é dedicado aos filhos de Pether e Petronella. Com efeito, os pais não querem apenas transmitir a herança da quinta, mas, também, uma profunda paixão pela agricultura e um aguçado sentido de proteção do ambiente.
Assim, a história da Quinta Sandgården e da família Jonzon continua, sempre com os olhos postos no futuro e profundamente enraizados no presente, juntamente com um compromisso inabalável com uma agricultura que prospera em harmonia com o ambiente.
Mais sobre a BKT aqui.