O Nissan Motor Parts Center (NMPC), localizado em Amesterdão, nos Países Baixos, comemora 40 anos de atividade como o “grande motor” da rede de pós-venda europeia e global da marca.
Desde a sua fundação, em 1985, “este centro logístico de excelência já processou e entregou mais de 1,57 mil milhões de peças a concessionários e distribuidores em 100 destinos internacionais, tornando-se num pilar essencial da operação da Nissan”, adianta a marca, em comunicado.
17.500 expedições
Da fase inicial de entregas diretas nos Países Baixos, nos anos 90, à expansão para toda a Europa e outros continentes, bem como à digitalização total dos processos logísticos em 2024, o NMPC tem sido um “símbolo de inovação e fiabilidade”, sublinha a Nissan.
Hoje, gera cerca de 4.000 encomendas diárias de entrada e 17.500 expedições de saída, mantendo 110.000 peças em stock e contando com o empenho de 400 colaboradores dedicados.
“Com cerca de 400 colaboradores dedicados, o NMPC representa o melhor dos valores da Nissan — inovação, colaboração e serviço excecional centrado no cliente”, afirma Stéphane Lamari, vice-presidente de Pós-Venda da Nissan AMIEO (África, Médio Oriente, Índia, Europa e Oceânia).

“Temos orgulho em ser um parceiro-chave na rede logística global da Nissan e esperamos continuar a impulsionar o progresso através de práticas sustentáveis e de uma excelência operacional constante”, afirma.
Transição ecológica
A sustentabilidade é um dos pilares que distingue o NMPC. “O centro produz 70% da energia que consome, através de 9.000 painéis solares, suficientes para abastecer 900 residências, evitando 1,17 milhões de kg de CO₂ por ano”, revela.
Dispõe ainda de um sistema de aquecimento partilhado, que aproveita o calor excedente de empresas vizinhas, e aplica uma política de desperdício zero. Esta visão ambiental posiciona o NMPC como um exemplo na transição ecológica da indústria automóvel.
Para Leon Dorssers, diretor de Operações da Nissan AMIEO, esta celebração é motivo de orgulho e um marco estratégico: “Os 40 anos do NMPC comprovam a força e a eficiência das nossas operações logísticas. Localizado em Amesterdão, o centro é mais do que um símbolo de qualidade operacional — é, também, o coração da nova região de negócios eNEST, que une o Benelux e a Escandinávia”, destaca o responsável.
Criada em 2025, a eNEST é a mais recente região de negócios da Nissan, concebida para reforçar a colaboração entre mercados avançados em eletrificação e acelerar o desenvolvimento de soluções centradas no cliente. Esta reorganização permite à marca responder mais rapidamente às necessidades de clientes e parceiros, alinhando a operação com a transformação do setor automóvel.
Mais sobre a Nissan aqui.