Presente no mercado nacional há apenas três meses, a MSMTechnic Portugal encontra-se ainda na fase de prospeção, de norte a sul do país. Com forte ligação à polaca MSM Technic Paulina Szprejda, aposta forte nos produtos mecânicos de transmissão e turbocompressores reconstruídos de fábrica.
Em entrevista ao Check-up, Helder Ruel, responsável pela filial portuguesa, juntamente com Francisco Vieira, revela quais são os grandes trunfos da empresa para o mercado nacional. E faz questão de explicar a diferença entre produtos recondicionados e reconstruídos de fábrica. “O grande objetivo”, garante, “é reabilitar a confiança nestes últimos”.
Como surgiu esta “aventura” de implementar a MSMTechnic Portugal?
Esta aventura começou após longas conversas telefónicas com o Francisco Vieira, engenheiro mecânico a trabalhar na empresa/fábrica MSM Technic Paulina Szprejda, sediada na Polónia. Juntos, fomos os impulsionadores deste projeto da MSMTechnic Portugal. Começámos por esquematizar o projeto, em que escrutinámos, numa primeira fase, a análise detalhada do mercado português.
Chegámos à conclusão de que não existia nenhuma empresa do ramo que trabalhasse com este tipo de “produtos mecânicos de transmissão e turbocompressores reconstruídos de fábrica” e que respeitasse a norma (ISO 9001: 2015) das marcas de automóveis. Deste modo, percebemos as necessidades do mercado e o interesse dos clientes em Portugal.
Posteriormente, o Francisco passou as conclusões da análise do projeto à administração da fábrica e o CEO, Mariusz Szprejda, ficou entusiasmado com a perspetiva de negócio e depositou toda a confiança e ambição neste projeto. Desta forma, iniciámos esta aventura de apostar no mercado português, com muita confiança e crença na mais recente filial em Lisboa, chamada MSMTechnic Portugal.
Em que fase do processo se encontra a empresa?
Estamos, sensivelmente, há três meses no mercado, a efetuar um trabalho inicial comum a todas as empresas que passam sempre nesta fase da sua existência pela prospeção de norte a sul do país, com o objetivo de mostrar e explicar os procedimentos de fornecimento dos nossos produtos reconstruídos de fábrica e, ao mesmo tempo, informar acerca do nosso grande trunfo, que é a substituição das caixas com um período de garantia de dois anos.
Ou seja, imaginemos que, durante os primeiros quatro meses, existe algum problema com a caixa de velocidades manual: será enviado de imediato outra para substituir a que está com anomalias. Mas atenção: temos mais trunfos e vantagens para os nossos clientes. Mas não podemos contar tudo (risos).
Avaliando a nossa prestação no mercado, está tudo a correr dentro do expectável. Neste momento, conseguimos 16 vendas na totalidade, o que nos deixa orgulhosos e felizes por alcançar este feito em três meses e conseguir partilhar, com toda a confiança, os produtos com os nossos clientes que efetuaram as compras e confiaram em nós!
Quais têm sido os principais obstáculos?
Nesta fase de prospeção ao cliente nacional, tenho sentido que muitos potenciais clientes têm baixa confiança nos produtos reconstruídos.
Os profissionais do ramo estão, lentamente, a deixar de confiar neste tipo de produto, devido aos recondicionados, que em nada têm a ver com os produtos chamados reconstruídos de fábrica.
Esses produtos recondicionados apresentam baixo valor de custo, mas a qualidade também é baixa e, por isso, não podemos misturar conceitos. Digo sempre que não existe milagres nesta área. Quando queremos qualidade, temos de pagar o preço justo.
A maior vantagem do nosso produto reconstruído de fábrica (ao contrário dos recondicionados) é a qualidade do artigo e as melhorias ao nível das avarias, a um custo justo e competitivo no mercado.
Por isso, digo com muita firmeza que a nossa vinda para Portugal será uma mais-valia para quem realmente quer apostar num produto reconstruído de fábrica – e que, há alguns anos ou meses, perdeu credibilidade. Acho que traremos essa confiança de novo ao mercado.
A pandemia também não tem ajudado…
Sabemos que a pandemia gerou situações complicadas na sua história recente a nível mundial. A Europa e Portugal não foram exceções, tendo repercussões mais fortes e gravosas no pós-venda automóvel.
Na minha opinião, todos devemos reconhecer os esforços e os planos que todas as empresas do setor automóvel, sejam oficinas, distribuidores ou retalhistas de peças, estão a efetuar, neste momento. É certo que todos prestam um serviço essencial à população, assegurando o bom funcionamento de todo o tipo de veículos, para que possam circular em segurança.
Sabemos, também, o impacto e a inflação que incide sobre as várias matérias-primas e a dificuldade que as transportadoras a nível mundial e europeu têm vivido. Contudo, acredito que a empresa MSM Technic Paulina Szprejda tem tido uma gestão e uma redistribuição de recursos técnicos e humanos, de modo a diminuir, ao máximo, estes aspetos negativos e o impacto dos mesmos no consumidor final.
Com a filial portuguesa, a pandemia não teve impacto direto. Nem no nosso trabalho, nem a nível de faturação, pois iniciámos do zero – não temos anos anteriores de faturação para perceber qual foi o estrago que nos causou anualmente -, mas sabemos que diminuiu o poder de compra por parte dos profissionais das diversas áreas.
No momento, por estarmos a desenvolver o nosso trabalho no contexto atual pandémico, começamos a perceber que somos contactados para efetuar algumas retificações orçamentais.
Muitas vezes somos contactados pelos profissionais a pedir-nos se é possível um desconto melhor. E, muitas vezes, ajudamos com o objetivo de conseguirem efetuar o serviço ao cliente, o que é normal nos dias de hoje.
Qual a ligação com a empresa-mãe?
A ligação com a empresa-mãe é excecional. Já tive a oportunidade de visitar as maravilhosas instalações e deixo aqui uma nota importante: tem sido uma mais-valia neste projeto. São incansáveis em ajudar-nos e a colocar os produtos sempre com a maior qualidade.
A MSM Technic Paulina Szprejda é das maiores empresas europeias de produtos mecânicos de transmissão e de turbocompressores reconstruídos. Temos várias filiais no mercado europeu desde 2009 e com colaboradores experientes que atuam no setor há 20 anos, adquirimos uma grande reputação no setor automóvel.
Somos certificados pela norma ISO 9001:2015, que garante as ferramentas e procedimentos laborais para modificar quaisquer defeitos de fabrico dos nossos produtos mecânicos de transmissão e turbocompressor, com a garantia que foram completamente desmontados.
De salientar que, depois, são analisados em máquinas de altíssima especificidade quanto a desgaste e danos conhecidos neste tipo de produtos, dando, assim, grandes níveis de fiabilidade, durabilidade e qualidade. Por isso, conseguimos oferecer 24 meses de garantia, sem limite de quilometragem.
Nas nossas reconstruções, utilizamos a mais recente tecnologia e pretendemos que o produto seja entregue nas perfeitas condições de funcionamento, oferecendo a melhor relação custo/benefício do mercado!
Informamos, orgulhosamente, que somos especializados ao mais alto nível e uma empresa aberta a novas tecnologias e com desenvolvimento intensivo de soluções inovadoras. Somos uma comprovada alternativa ao produto ou serviço da marca, filosofia máxima da MSM Technic Paulina Szprejda!
Qual a capacidade do stock da empresa e qual o prazo previsto de entrega?
Temos em stock um grande número de caixas de velocidade reconstruídas, das várias marcas europeias de automóveis, sendo o prazo de entrega estimado de sete dias.
Quais são os objetivos da MSMTechnic Portugal para 2022?
Temos como objetivo para 2022 consolidar a nossa posição no mercado nacional e pensar já na expansão para a realização de uma rede de oficinas especializada em produtos mecânicos de transmissão reconstruídos.
Adivinham-se enormes desafios atuais e futuros, a vários níveis, mas com o objetivo máximo de elevar o nível de serviço a todos os clientes nas mais variadas áreas e, com isso, ser líder de vendas e termos esse reconhecimento perante os nossos clientes, como a melhor empresa de produtos reconstruídos de fábrica.
Queremos apostar nas três características que nos têm acompanhado ao longo destes anos, que definem a nossa maneira de trabalhar.
A “qualidade” dos produtos reconstruídos de fábrica, a “atenção” com os nossos clientes e o acompanhamento integral, desde a encomenda à entrega e, por fim, a “precisão” na entrega e atendimento ao cliente.
Mas o ponto mais importante que posso garantir é que traremos de volta toda a confiança a todos os profissionais que queiram, novamente, apostar neste tipo de produto.
Onde e como gostaria de ver a empresa nos próximos cinco anos?
Gostaria de ver a empresa muito bem consolidada internamente, com grande aposta nos nossos recursos humanos! No que concerne à área financeira, esperamos crescer geograficamente, desenvolver intensivamente soluções inovadoras e apostar em estratégias empresarias e novas tecnologias para dar continuidade à satisfação dos clientes.