Pretende-se diminuir os poluentes libertados pelos gases de escape e reduzir o seu impacto. Desta forma, um número crescente de fabricantes de veículos está a adotar o sistema SCR (Redução Catalítica Seletiva), que utiliza AdBlue®.
AdBlue® é o nome comercial desta solução aquosa de ureia. É armazenada num depósito situado no veículo e varia dos 8 aos 24 litros em termos de capacidade. O líquido é doseado nos gases de escape utilizando uma bomba e um injetor situado antes do SCR.
O fluido entra no fluxo de exaustão e ocorre uma reação por meio de termólise e hidrólise no SCR. Os óxidos de nitrogénio são, então, convertidos em nitrogénio e água. O consumo deste fluido por parte de um automóvel Diesel de dimensão média dura, aproximadamente, entre 10.000 a 20.000 km entre reabastecimentos.
Isto torna-o mais num bem de consumo do que de serviço. A necessidade de aumentar os níveis do AdBlue® pode ser bastante frequente para condutores que percorram muitos quilómetros e sujeitos a condições de condução.
Saiba tudo aqui.
Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade