powered by

NTN vence “plano francês 2030” para criação de parafusos de cabeça esférica para automóveis

O parafuso de cabeça esférica permite que o atuador ganhe em capacidade de resposta, fiabilidade e precisão, limitando o consumo de energia elétrica.

“Hoje, assistimos a uma mudança no mercado automóvel, que caminha para os veículos elétricos e para a condução autónoma. Mudança essa que está a conduzir-nos à eletrificação de certas funções de assistência, antes hidráulicas ou pneumáticas, e ao desenvolvimento de atuadores elétricos lineares”, explica a NTN Europe, que acaba de anunciar a conquista do “plano francês 2030” para o desenvolvimento de parafusos de cabeça esférica para automóveis.

“O parafuso de cabeça esférica é um componente mecânico importante desses atuadores. Desempenha um papel fundamental na transformação do movimento de rotação em movimento de translação com alta precisão, muito boa eficiência, elevada capacidade de carga num pequeno espaço e vida útil prolongada. O parafuso de cabeça esférica permite, assim, que o atuador ganhe em capacidade de resposta, fiabilidade e precisão, limitando o consumo de energia elétrica”, sublinha a empresa, em comunicado.

“Está apenas a começar a encontrar o seu lugar em certos veículos e tornar-se-á indispensável”, preconiza. “Os parafusos de cabeça esférica padrão (no sentido de catálogo) não são suficientes para dar resposta a essas novas necessidades. Devem ser projetados produtos específicos para otimizar os requisitos de espaço, interfaces e combinar funções”, refere.

A NTN identificou um forte potencial neste mercado e está a posicionar-se através do desenvolvimento de produtos de aplicação. “O grupo já está envolvido em diversos projetos em parceria com fabricantes de equipamentos”, revela.

“Além disso, também temos intenção de desenvolver uma atividade sediada em Annecy, França, que privilegie um curto-circuito de abastecimento (França e em particular o Vale do Arve). Este projeto é parcialmente financiado pelo governo, no âmbito do França 2030”.

Mais sobre a NTN aqui.

StratioDayco

artigos relacionados

Últimas

Atualidade

Em estrada

Atualidade