A NTN está comprometida em recuperar eixos de transmissão para dar resposta aos desafios e requisitos ambientais de uma indústria automóvel em constante mudança. “Concebida a pensar na economia circular, a nova gama é a resposta perfeita às crescentes exigências de sustentabilidade e responsabilidade ecológica”, afirma a empresa, em comunicado.
Economia circular
Consciente da importância de reduzir as pegadas de carbono e promover a economia circular, a NTN “oferece eixos de transmissão recondicionados como uma alternativa sustentável às peças novas”, adianta.
“Este processo permite a reutilização de componentes de elevada qualidade, garantindo, ao mesmo tempo, desempenho e fiabilidade equivalentes a novos produtos. Ao investir em recondicionamento, a NTN prolonga a vida útil das peças, reduz o desperdício e apoia uma mobilidade mais responsável”, explica o mesmo documento.
Desta forma, a NTN permite às oficinas oferecer aos seus clientes uma “gama diversificada e amiga do ambiente, em linha com o regulamento AGEC, de 10 de fevereiro de 2020 (anti-resíduos para uma economia circular), que incentiva a utilização de peças sobressalentes da economia circular sempre que possível”, sublinha a empresa.
Processo rigoroso
O processo de remanufatura de eixos de transmissão da NTN é baseado em 10 etapas rigorosas, desde a recolha dos cores (peças usadas) até aos testes finais de desempenho, para garantir uma qualidade equivalente à das peças novas.
“Cada eixo motor passa por desmontagem completa, seguida de limpeza meticulosa para eliminar qualquer contaminação. Componentes desgastados, como foles e abraçadeiras, são, sistematicamente, substituídos e algumas peças essenciais são remanufaturadas de acordo com sua condição original”, explica.
Os eixos de transmissão são, então, remontados manualmente para garantir um ajuste perfeito. Por fim, cada produto passa por rigorosos testes de desempenho e durabilidade antes de ser pintado e embalado. O mercado de peças recondicionadas assenta no crescimento impulsionado pela procura responsável em termos ambientais.
Perspetivas de crescimento
“Na qualidade de fabricantes de novos eixos de transmissão, conhecemos bem esse mercado. Os veios de transmissão recondicionados desempenham um papel cada vez mais importante, impulsionados por empresas que têm vindo a desenvolver a sua experiência neste produto desde o ano 2000. Representam, agora, 30 a 40% da gama disponível, com excelentes perspetivas de crescimento”, diz Romain Petellaz, gestor da linha de eixos da NTN Europe.
Com o lançamento da sua gama de veios de transmissão recondicionados, a NTN Europe demonstra o seu compromisso com a mobilidade sustentável e responsável. “Dá resposta aos atuais desafios ecológicos e económicos, ao mesmo tempo que oferece aos clientes uma alternativa fiável e de elevado desempenho às peças novas”, conclui a empresa.
Mais sobre a NTN aqui.