Como especialista líder mundial em ignição e eletrónica de veículos, a Niterra (anteriormente conhecida como NGK Spark Plug) anuncia o lançamento da sua nova linha de sensores de gases de escape e pressão diferencial (EDPS). A adição desta linha de sensores à marca NTK Vehicle Electronics completa o seu portefólio de produtos antipoluição.
“A EDPS desempenha um papel significativo na otimização do motor, uma vez que é necessária para fornecer às unidades de controlo do motor (ECU) as informações relativas a pressões dos gases de escape e nível de enchimento do filtro de partículas diesel (DPF)”, dá conta o comunicado.
“A gama EDPS da NTK Vehicle Electronics inclui sensores de pressão diferencial (DPS), sensores de pressão de escape (EPS) e sensores de alta pressão (HPS), fornecendo uma cobertura abrangente do veículo. Além disso, os sensores podem ser instalados em várias posições diferentes na viatura”, acrescenta.
O DPS mede a queda de pressão entre duas posições no padrão de fluxo. É instalado em diferentes locais no coletor de escape (antes/depois do DPF, antes/depois do catalisador, antes/depois do turbocompressor ou antes/depois do refrigerador EGR (recirculação dos gases de escape). Num ponto, regula a recirculação do gás em baixa pressão. Na outra posição, observa a função do DPF, ao mesmo tempo em que relata o status da carga para a ECU.
Já o EPS, mede a pressão e reporta esta informação para a ECU. Pode ser montado em diferentes posições no sistema de escape, como, por exemplo, antes do DPF, antes ou depois do turbocompressor.
Quanto ao HPS, mede a contrapressão dos gases de escape. É instalado antes do DPF, antes ou depois do turbocompressor ou depois do refrigerador EGR. Esta informação é enviada para a ECU, que a utiliza para monitorizar e proteger a unidade do turbocompressor.
A monitorização da pressão do ar de saída evita danos de contrapressão no coletor de escape. Para válvulas EGR e refrigeradores EGR, as informações também são utilizadas para adaptar e controlar a taxa de recirculação dos gases de escape, importante em termos de adesão aos padrões de emissão.
Com uma cobertura de 62% (87 milhões de veículos no total) do parque automóvel, a NTK Vehicle Electronics é, agora, líder entre as marcas premium no que toca a EDPS. O que inclui 42,3 milhões de veículos na Europa Central, 36,8 milhões de veículos na Europa Ocidental e 7,6 milhões de veículos no Médio Oriente e na África Oriental.
“O nosso portefólio NTK Vehicle Electronics de sensores de elevada qualidade foi ampliado com a adição de nossa nova linha EDPS”, afirma Frank Massia, diretor de marketing aftermarket da Niterra EMEA GmbH.
“Esta introdução de produto oferece aos nossos parceiros de vendas e operadores de oficina melhores oportunidades de negócio devido à elevada cobertura do parque automóvel, qualidade e vários serviços de vendas da série EDPS”, frisa.
Com a EDPS cada vez mais presente em veículos mais novos de todas as marcas, espera-se que se assista a um crescimento de mercado positivo nos próximos anos. O que, por sua vez, permitirá a redução das emissões.
Além disso, embora o uso de EDPS seja, atualmente, mais relevante nos veículos Diesel, a sua presença no mercado de gasolina deverá assistir a uma taxa de crescimento mais forte nos próximos anos.
“A marca NTK Vehicle Electronics fornece um serviço de qualidade premium e uma presença de distribuição local que permite aos clientes aproveitar uma gama competitiva. Já à venda, a nova gama EDPS vem acompanhada de apoio técnico em vídeo e está publicada no TecDoc, no catálogo Excel Master e no novo Part Finder.
Mais sobre a NGK Spark Plug aqui.