A Mitsubishi Motors acaba de anunciar que o seu novo SUV 100% elétrico destinado ao segmento C será lançado já em setembro e irá chamar-se Eclipse Cross. As entregas iniciam-se durante o último trimestre deste ano, no que representa mais um testemunho da forte ofensiva da marca no mercado europeu.
No âmbito deste reforço da aposta na Europa, o novo Eclipse Cross será o terceiro SUV a ser lançado pela Mitsubishi Motors em 2025, juntando-se aos Outlander PHEV, que iniciou as vendas na primavera, e novo Grandis (ICE/HEV), que será revelado em julho.
O Eclipse Cross será o primeiro modelo 100% elétrico a ser lançado pela Mitsubishi Motors na Europa desde 2010, quando o pioneiro i-MiEV se tornou no primeiro BEV a ser produzido em série por um grande construtor.
“O Eclipse Cross é um passo fundamental na renovação da estratégia de produto na Europa, que consiste em maximizar a cobertura dos segmentos-chave com uma gama focada nos SUV, oferecendo tecnologias avançadas no capítulo da segurança e assistência (ADAS), bem como em infoentretenimento e motorizações”, refere a marca, em comunicado.
“A Mitsubishi passa a oferecer uma gama diversificada, na qual se incluem motores de combustão (ICE), híbridos (HEV), híbridos plug-in (PHEV) e, agora, unidades 100% elétricas (BEV)”, acrescenta.

Duas baterias de propulsão
“A versatilidade de soluções fica mais clara quando olhamos para a configuração da gama no seu conjunto: COLT: segmento B ICE/HEV; ASX: segmento B-SUV ICE/HEV; Grandis: segmento C-SUV ICE/HEV; Eclipse Cross: segmento C-SUV BEV; Outlander PHEV: segmento D-SUV PHEV”, explica.
Segundo diz, “Com um interior espaçoso e versátil, a que se junta um número assinalável de tecnologias de vanguarda, o Eclipse Cross visa cumprir os requisitos das famílias atuais, olhando, simultaneamente, para o futuro”.
E vai mais longe: “Refletindo a tecnologia avançada a bordo, apresenta uma estética de EV que transmite uma postura confiante e cunho inovador. Desenvolvido sob a supervisão da Mitsubishi Motors Europe Design, com sede na região de Frankfurt, Alemanha, o estilo do Elipse Cross incorpora, na secção dianteira, a nova geração do ‘Dynamic Shield’. característico da marca”.
O Eclipse Cross estará disponível com duas baterias de propulsão: uma versão de grande autonomia, a partir do lançamento, no quarto trimestre de 2025, e outra de autonomia média, a ser lançada em 2026.
“A tecnologia avançada das motorizações é acompanhada pelo mais recente conjunto de sistemas ADAS e pelo infoentretenimento de última geração, com integração Google, oferecendo segurança e comodidade para toda a família, tanto nas deslocações diárias como nas viagens mais longas ao fim de semana”, garante a marca.
A concluir, refira-se que o novo Eclipse Cross será produzido na Europa pelo Grupo Renault, na unidade ElectriCity, da Ampere, em Douai, França.
Mais sobre a Mitsubishi aqui.