Um airbag lateral de dois estágios da ZF LIFETEC utiliza os milissegundos antes de uma colisão inevitável para aumentar a distância valiosa e proteger melhor os ocupantes.
“O airbag lateral pre-crash dual stage (Dual Stage SAB) aciona o seu primeiro estágio cerca de 200 milissegundos antes da colisão e empurra os ocupantes alguns centímetros para dentro do interior do veículo, longe do ponto de impacto esperado”, avança o fabricante.
“Graças a este ganho de espaço, o próprio airbag lateral com segundo estágio pode desenvolver todo o seu efeito protetor durante a colisão”, explica, em comunicado.
De acordo com o Euro NCAP, as colisões laterais são responsáveis por cerca de um quarto de todos os acidentes na Europa. A associação afirma ainda que as colisões laterais são a segunda causa mais comum de morte e ferimentos graves.
“A razão para isto é que existe pouca zona de deformação disponível em caso de impacto lateral, o que pode levar a intrusões profundas (deformação penetrante do habitáculo dos ocupantes). Lesões graves na cabeça e no peito são, portanto, comuns”, diz.
“Além disso, os impactos laterais não estão necessariamente associados a acidentes envolvendo dois automóveis. Por exemplo, no cenário de impacto de poste, os carros colidem com árvores, pilares ou postes de iluminação após derrapar lateralmente, podendo causar ferimentos significativos aos ocupantes do veículo”, sublinha.
60 mm podem salvar vidas
“Estamos a desenvolver o airbag lateral pré-colisão de dois estágios porque estamos convencidos de que, no caso de um impacto lateral, os milissegundos antes de uma colisão inevitável são uma grande vantagem de segurança”, diz Harald Lutz, vice-presidente de engenharia global da ZF LIFETEC. “A nossa função pré-colisão oferece a oportunidade de criar um espaço valioso que o airbag lateral subsequente pode usar para proteção ideal”.
Para a função pré-colisão, a ZF LIFETEC utiliza o sistema de aquisição de sinais existente no veículo. “Isto dá aos fabricantes de veículos a opção de integrar o sistema na sua infraestrutura de sensores. Depois de um sinal correspondente detetar uma colisão inevitável, o primeiro estágio do Dual Stage SAB é acionado 200 milissegundos antes do cenário de acidente calculado”, adianta.
“Como função adicional do airbag lateral, esta almofada de ar empurra os ocupantes cerca de 60 mm para o interior do veículo – ou seja, para longe das portas – antes do segundo estágio do airbag lateral e outros sistemas de retenção, como airbags e tensores de cintos serem desencadeados pelo impacto real”, refere.
“O espaço criado pelo primeiro estágio do Dual Stage SAB é aproveitado pelo segundo estágio com o clássico airbag lateral, que já se posicionou corretamente e agora insufla entre os ocupantes e a porta invasora”, acrescenta ainda a empresa.
Dois insufladores, uma almofada
Para garantir a gestão controlada dos estágios individuais, a ZF LIFETEC utiliza dois insufladores para preencher a almofada de duas partes. “Um insuflador híbrido posiciona o airbag e enche a câmara de pré-colisão com cerca de 20 litros antes do impacto real. A câmara é preenchida lentamente em 30 milissegundos, pois afasta as pessoas do acidente o mais continuamente possível”,
“Outro insuflador exclusivamente pirotécnico enche a segunda câmara de 18 litros do airbag 10 milissegundos logo após o impacto”, explica. “Para evitar um conflito de pressão entre as duas câmaras, a câmara de pré-colisão, que é preenchida primeiro, é novamente ventilada através de uma aba de gatilho. A segunda câmara, que representa o clássico airbag lateral, tem, então, um espaço disponível significativamente maior e pode oferecer maior proteção na direção das partes laterais penetrantes do veículo”, frisa.
A câmara de pré-colisão é, portanto, uma função complementar que ajuda a otimizar o efeito do airbag lateral. “O sistema foi projetado para funcionar como um airbag lateral convencional em caso de acidente, caso a eletrónica do carro não detete um sinal pré-colisão”, reforça a mesma fonte, em comunicado.
Duplo estágio de pré-colisão
A ZF LIFETEC planeia desenvolver o airbag lateral de duplo estágio de pré-colisão até a maturidade da aplicação nos próximos anos. “O sistema já comprovou a sua funcionalidade em diversos testes, incluindo testes de trenó, que analisaram mais de perto o complexo cenário de impacto de postes. Em etapas futuras de desenvolvimento, a ZF LIFETEC continuará a refinar a interação entre os airbags pré-colisão e laterais”, refere.
“O design para diferentes tamanhos de ocupantes também desempenha um papel importante aqui, assim como o efeito em diferentes posições dos bancos – como a posição de conforto durante uma condução altamente automatizada”, sublinha o fabricante.
O airbag lateral de pré-colisão de duplo estágio está integrado no banco e pode ser implementado em todas as classes de veículos, desde que esteja disponível a tecnologia de sensores necessária para a função de pré-colisão.
“O Roteiro Euro NCAP 2030 já lista funcionalidades de pré-colisão. É previsível que os carros equipados com a nossa tecnologia recebam uma vantagem correspondente na classificação”, garante Harald Lutz.
Mais sobre a ZF aqui.