A fábrica do BMW Group, em Munique, está a entrar numa nova fase, com o início da produção dos primeiros protótipos do novo BMW i3. Tal marca o início da fase final de preparação para o início da produção em série, prevista para o segundo semestre de 2026.
“A produção de protótipos é um marco importante para a nossa fábrica”, afirma Peter Weber, responsável da fábrica do BMW Group, em Munique. “Pela primeira vez, construímos um BMW i3 inteiramente na nossa fábrica – utilizando tecnologia de fabrico de ponta e processos conectados digitalmente”, acrescenta.
Segundo diz, “com a produção agora próxima da maturidade de série, os nossos processos de logística e produção estão a funcionar em condições reais em todas as tecnologias: na nossa oficina de prensas modernizada, na nova oficina de carroçarias, na moderna oficina de pintura e na nova área de montagem, bem como nas inovadoras estruturas logísticas”.
E vai mais longe: “Nos próximos meses, aplicaremos as lições aprendidas com a fase de aumento de fabrico para refinar ainda mais os processos para a produção em série e garantir um lançamento sem problemas”.
Rumo à produção em série
O que torna a fábrica de Munique única é que uma equipa da unidade já trabalhou em conjunto com uma equipa da fábrica piloto próxima para montar os primeiros veículos no Centro de Investigação e Inovação.
Com a conclusão das novas áreas de fabrico e logística da unidade de Munique, os veículos passam, agora, por todas as fases de produção no local. Significa isto que todos os processos logísticos, equipamentos de fabrico e operações já devem estar a funcionar sem problemas.
Embora as quantidades ainda sejam pequenas, todas as peças são fornecidas através dos fluxos de materiais designados e processadas na linha de produção.
Cada peça e cada etapa de produção são minuciosamente examinadas. É dado especial foco à inspeção de aprovação de equipamentos e ferramentas de produção de ponta e à forma como estes são integrados digitalmente nos sistemas existentes.
Formação de colaboradores
A realização de testes de sistema para o futuro modelo ajuda a identificar novas oportunidades de otimização. Nos próximos meses, os esforços serão direcionados para a melhoria dos processos, com base na informação obtida.
Durante esta fase, os colaboradores também passarão por formação intensiva: até recentemente, utilizando a realidade aumentada e, agora, nas novas instalações e máquinas.
A estreita cooperação entre todas as áreas de produção irá garantir que as operações estão perfeitamente integradas para um lançamento em série tranquilo e bem-sucedido.
Mais sobre a BMW aqui.