Os norte-americanos da Consumer Reports, publicação da Consumer Union, associação para a defesa de consumidor nos EUA, divulgou os resultados de mais um estudo que permite estabelecer o ranking das marcas de automóveis mais e menos fiáveis para os clientes (o relatório completo da Consumer Reports pode ser consultado aqui).
Refira-se que os resultados podem surpreender alguns fãs da marca criada por Elon Musk, que não vai além do segundo pior posto na classificação. Mas vamos por partes. A publicação avalia entre 0 e 100 cada marca e modelo, em função dos problemas e virtudes detetados e comunicados pelos proprietários, para calcular uma classificação com a média.
Apenas marcas com dados suficientes em, pelo menos, dois dos seus modelos podem participar no estudo, o que explica a ausência de marcas como Alfa Romeo, Dodge, Fiat, Jaguar, Land Rover, Maserati, Mitsubishi e Polestar.
Neste estudo, as marcas japonesas dominam o mega-inquérito de satisfação. A Lexus lidera destacada a lista das marcas mais fiáveis em 2021, ultrapassando a compatriota Mazda, que foi a empresa com melhor avaliação no ano passado. A Toyota fecha o pódio das únicas três únicas marcas com classificação global acima dos 70 pontos.
De resto, no top 10 só há uma marca europeia, a MINI, no 10.˚ lugar, à frente de Porsche, Audi, BMW e Mercedes-Benz. Em sentido contrário, as marcas que se destacaram com as três piores pontuações atribuídas por clientes: Jeep (com 26 pontos), Tesla (25) e Lincoln (18).
Os especialistas da Consumer Reports concluem que os SUV norte-americanos têm nota acima da média das respetivas marcas e que os híbridos aparecem mais cotados do que as mecânicas somente a gasolina ou a gasóleo. Já os SUV elétricos, esses, são a categoria pior classificada em 2021.
Top 10 por marca (0 a 100):
Lexus 76
Mazda 75
Toyota 71
Infiniti 69
Buick 66
Honda 66
Subaru 66
Acura 64
Nissan 63
MINI 60