A Nissan vai dar início, já em janeiro de 2026, a um programa-piloto de mobilidade autónoma na cidade japonesa de Kobe, em colaboração com as autoridades locais.
“O serviço será testado na área de Nada Gogo, uma zona turística reconhecida pela produção tradicional de sake e pelo seu património histórico, com o objetivo de responder a desafios de transporte local e oferecer novas soluções de mobilidade acessível a residentes e visitantes”, revela a marca nipónica.
Feedback direto
O projeto arrancará a 19 de janeiro e decorrerá até dia 23, recorrendo a um Nissan LEAF equipado com tecnologia de condução autónoma. “As viagens terão lugar entre as 9h e as 16h, com capacidade para dois passageiros por trajeto, respeitando critérios de segurança previamente definidos”, adianta.
A iniciativa permitirá à Nissan “recolher feedback direto dos utilizadores, essencial para a evolução do serviço e para a sua futura expansão”, afirma.
Com este teste, a marca pretende “melhorar a mobilidade numa zona de elevado interesse turístico e explorar oportunidades de revitalização regional, proporcionando uma experiência de deslocação mais simples e conveniente”, reforça.
A ambição passa por “alargar, progressivamente, a área de operação e os pontos de embarque já a partir do ano fiscal de 2026, preparando caminho para uma operação paga em 2027, baseada em veículos autónomos de nível 2”, sublinha a Nissan.
Serviço público
A médio e longo prazos, a Nissan prevê ter um serviço comercial de transporte autónomo em funcionamento em Nada Gogo até 2030, bem como a “implementação desta tecnologia em soluções de transporte público comunitário noutras zonas da cidade de Kobe”, explica, em comunicado.
Este projeto insere-se na estratégia da marca de “inovar a mobilidade para uma circulação mais limpa, segura e livre”, reforçando o seu compromisso com o desenvolvimento e a aplicação real de tecnologias de condução autónoma no Japão e a nível global.
Mais sobre a Nissan aqui.