Nissan revela que veículos elétricos são opção de mobilidade preferida

Inquérito global a jovens da Economist Impact, patrocinado pela Nissan, revela que os veículos elétricos são a opção de mobilidade preferida.
Check-up Media Nissan Ariya

A Nissan encomendou à Economist Impact um inquérito que tem como foco as futuras escolhas de mobilidade dos jovens residentes em zonas urbanas. Os resultados, baseados em repostas de 3.750 participantes de 15 cidades globais, revelam a preferência das gerações mais jovens por veículos elétricos, reforçando os esforços contínuos da Nissan na eletrificação e o seu compromisso com soluções sustentáveis para responder às necessidades em constante evolução.

Eis as quatro principais conclusões do inquérito. Primeira: a maioria (57%) dos jovens residentes em cidades está disposta a mudar os seus hábitos de viagem para reduzir a pegada de carbono; quem vive em cidades emergentes, vê as preocupações ambientais como uma questão urgente para as escolhas de mobilidade.

Segunda: os veículos elétricos surgem como o modo de mobilidade preferido. Prevê-se que a posse de EV entre os inquiridos deva aumentar dos atuais 23% para mais de 35% na próxima década.

Terceira: o entusiasmo é mais forte nas cidades emergentes, onde 44% dos inquiridos acredita que está a conduzir EV nos próximos cinco anos, em comparação com 31% nas cidades desenvolvidas; a poluição leva os inquiridos a considerar a sustentabilidade.

Quarta: os jovens demonstram forte interesse por inovações como armazenamento de energia, combustíveis alternativos e tecnologia “vehicle-to-everything” (V2X), com cerca de metade (mais de 40%) a indicar que estas tecnologias influenciarão as suas escolhas de mobilidade.

Check-up Media Nissan LEAF
Escolha das gerações mais jovens

Gerações mais jovens escolhem veículos elétricos como o modo de mobilidade preferido. O otimismo mantém-se elevado entre os inquiridos, com mais de um terço a esperar utilizar um veículo elétrico próprio dentro de uma década, um aumento de 23% em relação à atualidade.

Na projeção a 10 anos, a preferência pela posse de elétricos aumentou mais de 50%. O entusiasmo é mais forte nas cidades emergentes, onde 44% dos inquiridos prevê conduzir um EV nos próximos cinco anos, comparativamente a 31% nas cidades desenvolvidas.

O crescente interesse nos elétricos em cidades como Xangai, São Paulo e Cidade do México é impulsionado pelas crescentes preocupações ambientais, como poluição e congestionamento.

A adoção dos elétricos depende, fortemente, do desempenho das baterias, da infraestrutura de carregamento e dos custos. Os inquiridos nas cidades emergentes demonstram maior preocupação com as baterias dos EV, enquanto os das cidades desenvolvidas focam-se no custo de adquirir um elétrico, já que o preço ainda é superior ao dos veículos com motor de combustão.

Entusiasmo além da mobilidade

Mais de 40% dos inquiridos demonstra entusiasmo com as novas tecnologias dos elétricos e reconhece o seu potencial para influenciar o quotidiano. Metade dos inquiridos sabe que os EV podem tanto alimentar dispositivos externos como armazenar energia renovável excedente, transformando-se de simples meios de transporte em potenciais ferramentas de gestão de energia.

Check-up Media Nissan ARIYA NISMO

Os inquiridos nas cidades emergentes demonstram maior entusiasmo pela aplicação dos EV para além da mobilidade, como uso, partilha e transporte de eletricidade em situações de emergência.

Os resultados do inquérito estão alinhados com a visão da Nissan de desenvolver e promover uma mobilidade mais limpa, segura e inclusiva para todos, em qualquer lugar. A Nissan continua a avançar na sua estratégia de eletrificação para tornar os veículos elétricos mais acessíveis e competitivos trabalhando para melhorar a infraestrutura de carregamento, aperfeiçoar a tecnologia das baterias e desenvolver soluções de EV mais económicas.

Através da integração de soluções de carregamento inteligente, inovações no armazenamento de energia das baterias e tecnologia “vehicle-to-everything” (V2X), a Nissan pretende criar um ecossistema energético mais eficiente e sustentável para os veículos elétricos.

A Nissan continua a oferecer soluções práticas para as necessidades globais de transporte e energia, mantendo-se focada no investimento em soluções preparadas para o futuro, de forma a moldar um sistema de transporte mais sustentável e resiliente.

Mais sobre a Nissan aqui.

artigos relacionados

Últimas

Em estrada

Internacional

Atualidade