Nissan Qashqai e-POWER: de Land’s End a John O’Groats com um depósito

Crossover nipónico completou icónica viagem de Land’s End a John O’Groats com apenas um depósito, conseguindo o melhor consumo da classe: 3,76 l/100 km.
Check-up Media Nissan UK

A testar até ao limite a mais recente evolução da tecnologia Nissan e-POWER, os engenheiros completaram, com sucesso, a icónica viagem de Land’s End a John O’Groats, indo de uma ponta a outra do Reino Unido com menos de um depósito completo.

“Ao longo de 18 horas de condução repartidas por dois dias, os especialistas do Nissan Technical Centre Europe (NTCE), em Cranfiels, Bedfordshire, conduziram dois veículos Nissan Qashqai e-POWER ao longo de todo o Reino Unido, percorrendo 1.347 km com menos de um depósito de gasolina e tendo chegado à meta com combustível para mais 160 km”, adianta o comunicado.

“Com este teste, a Nissan confirmou que o novo Qashqai e-POWER tem os melhores consumos de combustível da sua classe, com a equipa a conseguir fazer 3,76 l/100 km neste desafio épico”, acrescenta.

Segundo diz, “esta proeza lembra um desafio semelhante realizado em 2007, quando o Nissan Qashqai 1.5dCi Diesel original completou o mesmo percurso, estabelecendo uma referência em termos de eficiência de combustível na altura, com uma média de 4,2 l/100km”.

E vai mais longe: “Agora, 18 anos depois e com a mais recente e melhor tecnologia elétrica da Nissan, o Qashqai esteve, mais uma vez, à altura do desafio, completando-o com um depósito de combustível 10 litros mais pequeno”.

Check-up Media Nissan UK 2
Inúmeras vantagens

Dean Driver, engenheiro de avaliação de veículos e um dos condutores do desafio, afirmou que “conduzir o Qashqai e-POWER de Land’s End a John O’Groats demonstrou realmente a força do novo sistema”.

De acordo com o responsável, “não só proporcionou uma condução suave e silenciosa durante toda a viagem, como, também, completámos mais de 1.347 km com combustível ainda no depósito, provando o quanto esta tecnologia evoluiu na combinação de autonomia com requinte”.

Ao contrário dos híbridos tradicionais, o sistema do Nissan Qashqai e-POWER utiliza um motor a gasolina exclusivamente para gerar eletricidade, que, por sua vez, alimenta um motor elétrico que aciona as rodas.

Significa isto que as rodas são movidas apenas por energia elétrica, proporcionando binário instantâneo, aceleração suave e condução mais silenciosa — tudo sem necessidade de ligar o veículo à corrente.

“Esta nova geração do e-POWER reflete tudo o que aprendemos ao longo de anos de desenvolvimento. Pegámos nos melhores elementos dos sistemas anteriores, ouvimos o que os clientes mais valorizam e redesenhámos a plataforma para maximizar a eficiência, reduzir as emissões e melhorar o conforto de condução — tudo isto mantendo uma autonomia semelhante à do Diesel”, sublinhou David Moss, vice-presidente sénior de Investigação e Desenvolvimento Regional da Nissan AMIEO (África, Médio Oriente, Índia, Europa e Oceânia).

Check-up Media Nissan UK 3

“Estamos orgulhosos de que o novo e-POWER ofereça, agora, o melhor desempenho de condução, economia de combustível e emissões da sua classe”, sustentou David Moss.

À venda no último trimestre

O novo sistema e-POWER “5 em 1” integra componentes essenciais, incluindo o motor elétrico, o gerador, o inversor, o aumentador e o redutor, num motor turbo de 1,5 litros completamente redesenhado.

Também adota o conceito de combustão STARC, exclusivo da Nissan, que elevou a eficiência térmica para 42% — um nível excecionalmente elevado —, estabilizando a combustão no cilindro, o que permite que o motor funcione de forma mais silenciosa e eficaz em velocidades mais baixas.

O mais recente Nissan Qashqai equipado com e-POWER entrou em produção em julho deste ano. Produzido na fábrica de última geração da Nissan em Sunderland, Reino Unido, o novo Qashqai com a mais recente evolução da tecnologia e-POWER estará disponível em Portugal a partir do último trimestre de 2025.

Especificações finais de equipamento (de série ou opcional) e preço no mercado nacional serão divulgados por ocasião do início de comercialização do novo e-POWER.

Mais sobre a Nissan aqui.

artigos relacionados

Últimas

Atualidade