A Nissan garante que vai ter um 2025 “eletrizante”. A ofensiva de produtos eletrificados em curso da marca será reforçada com o lançamento de dois veículos elétricos totalmente novos este ano, bem como com a atualização de uma das suas tecnologias mais inovadoras e populares.
“O primeiro modelo a ser lançado em 2025 será o novo MICRA. Fiel ao ADN dos seus antecessores, apresentar-se-á com uma mistura atraente de estilo audacioso e simplicidade, numa embalagem compacta”, adianta a Nissan.
O novo Nissan MICRA foi concebido na Nissan Design Europe, em Londres, utilizando uma plataforma partilhada com o Renault 5. Estará disponível com duas opções de bateria: 40 e 52 kWh, proporcionando uma autonomia máxima de mais de 400 km. As vendas do novo MICRA começarão antes do final deste ano. O modelo será construído na fábrica ElectriCity, da Renault, em Douai, França.
“O segundo novo veículo a ser lançado na Europa, em 2025, representa, também, o regresso de um modelo histórico, o Nissan LEAF – emblema para sempre associado ao veículo elétrico pioneiro que iniciou a revolução dos EV no mercado de massas quando foi introduzido, em 2010”, afirma a marca.

Segundo antecipa, “a terceira geração do LEAF atrairá compradores graças à sua atraente forma aerodinâmica. Foi desenvolvida na plataforma CMF-EV da Nissan, arquitetura que partilha com o seu irmão maior, o ARIYA”.
e-POWER e JUKE
Mais: “A versão europeia do novo LEAF será produzida nas instalações topo de gama da Nissan em Sunderland, no nordeste de Inglaterra. Faz parte do projeto EV36Zero da Nissan – plano que irá transformar a fábrica de Sunderland num centro de veículos elétricos de referência, reunindo EV, energias renováveis e produção de baterias”, diz.
Tendo reinventado o grupo motopropulsor híbrido quando foi lançado, em 2022, a tecnologia e-POWER, exclusiva da Nissan, também beneficiará de uma atualização este ano.
“Seguindo o princípio japonês do Kaizen – melhoria contínua –, as alterações à tecnologia e-POWER no Qashqai irão melhorar as suas emissões, eficiência e refinamento, permitindo uma experiência de condução ainda mais próxima da de um veículo 100% elétrico. Desde a sua introdução, foram vendidos, na Europa, cerca de 250 mil veículos equipados com a tecnologia e-POWER”, explica o comunicado.

Agora, o JUKE. Os engenheiros da marca nipónica continuam a desenvolver a terceira geração deste crossover compacto, cujo lançamento está previsto para o Ano Fiscal de 2026 como um EV, com base no automóvel concetual Hyper Punk, apresentado em outubro de 2023 no Salão da Mobilidade do Japão.
O anúncio de novos modelos eletrificados para a Europa faz parte de uma atualização de produto mais ampla, com lançamentos estratégicos de novos modelos globais anunciados esta semana no Japão, EUA, China, América Latina, Médio Oriente, Índia, África e Oceânia.
Mais sobre a Nissan aqui.